Acionistas da Luz Saúde reúnem-se hoje para decidir saída de bolsa

Os acionistas da Luz Saúde reúnem-se hoje numa assembleia-geral extraordinária para deliberar sobre a saída de bolsa da empresa, através de uma proposta de perda da qualidade de sociedade aberta.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) há cerca de um mês, a Luz Saúde, dona do Hospital da Luz, convocou os acionistas para “deliberar sobre a perda da qualidade de sociedade aberta (…) e consequente atribuição de poderes a qualquer dos membros do Conselho de Administração da sociedade para praticar qualquer dos atos necessários ou convenientes à plena execução dessa deliberação”.

Na proposta de deliberação, a Fidelidade, maior acionista da Luz Saúde, refere a “concentração do capital social” nos acionistas Fosun, com 98,788 por cento do capital e direitos de voto, pelo que considera “não se justificar a manutenção do estatuto de sociedade aberta da Luz Saúde, tendo nomeadamente presente os custos e formalidades inerentes a tal estatuto”.

Assim, propõe “proceder-se à deliberação da perda da qualidade de sociedade aberta da sociedade, com a consequente imediata exclusão da negociação em mercado regulamentado das ações da Luz Saúde”.

A Fidelidade lembra que, no caso de a perda da qualidade de sociedade aberta, na assembleia-geral deve ser indicado um acionista que se obrigue a adquirir, no prazo de três meses, as ações das pessoas que não tenham votado favoravelmente a saída de bolsa.

“A Fidelidade considera que a contrapartida de 5,71 euros por ação da Luz Saúde constitui uma contrapartida adequada, incluindo um prémio de 2,77 euros relativamente à cotação média ponderada”, lê-se na proposta.

A deliberação fica, porém, sujeita à condição de, “em momento algum do processo de perda da qualidade de sociedade aberta, não vir a ser fixada uma contrapartida mínima (…) superior a 5,75 euros por ação da Luz Saúde, salvo no caso de a Fidelidade vir a aceitar pagar uma eventual contrapartida mais alta que venha a ser fixada no âmbito de tal processo”.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: Luz Saúde

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias