Categorias: Nas Notícias

Se pensar que tem gripe, é melhor não acreditar em si

Segundo um estudo, a gripe só afeta um adulto de cinco em cinco anos. A pesquisa, publicada na revista especializada PLoS Biology e da autoria de cientistas do Imperial College de Londres, salienta que há muitas infeções que associamos à gripe, mas que na realidade não o são.

Acha que está com gripe? É melhor duvidar de si. De acordo com um estudo de investigadores do Imperial College de Londres, em parceria com investigadores norte-americanos e chineses, há muitas infeções que nos provocam os sintomas de gripe, mas que na realidade não o são.

Para realizar este trabalho, publicado pela PLoS Biology, os investigadores contaram com o apoio de 150 voluntários (cujas idades variam entre os 7 e os 81 anos) e analisaram nove das principais variedades de gripe, que foram detetadas em todo o mundo, entre os anos de 1968 e 2009.

A equipa de cientistas britânica tentou descobrir se os voluntários tinham sido infetados com o vírus da gripe e com que frequência.

Depois, verificaram que, no caso das crianças, havia um caso de gripe de dois em dois anos. A partir dos 30 anos, as infeções eram menos frequentes: duas vezes de 10 em 10 anos.

“Na infância e adolescência, a gripe é mais comum. No caso dos adultos, descobrimos que a infecção é muito menos comum do que as pessoas julgam”, explica o investigador Steven Riley, um dos autores da pesquisa.

Mas porque julgamos que temos gripe, se na realidade os casos são tão raros? A resposta encontra-se nos sintomas de algumas infeções, que são semelhantes aos da gripe.

E assim torna-se difícil diferenciá-los, o que nos leva a considerar que estamos com um problema que na realidade não temos.

A gripe é um problema de saúde que pode ser considerado grave em idosos e doentes crónicos, sobretudo. A vacinação é recomendada pela maioria dos médicos.

O problema reside no facto de o vírus da gripe estar em constante mutação, o que reduz a eficácia da vacina em muitos casos.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias