Nas Notícias

A diabetes e a saúde dos nossos pés: uma relação que muitos desconhecem

No âmbito do Dia Mundial da Diabetes, a Associação Portuguesa de Podologia (APP) realizou no dia 12 de novembro, em Vila Nova de Famalicão, as VI Jornadas do Pé Diabético.

A APP, que tem como principal objetivo a promoção da Podologia em Portugal, promoveu uma vez mais esta iniciativa que junta vários especialistas em torno da prevenção, diagnóstico e tratamento das alterações dos pés e respetivas repercussões no corpo humano, em casos que constituam uma complicação da diabetes.

As complicações que ocorrem nos pés destes doentes proporcionam uma diminuição da qualidade de vida destes indivíduos e um grande custo aos serviços de saúde. Manuel Portela, Presidente da APP, adianta que “15% dos doentes diabéticos desenvolvem uma úlcera nos membros inferiores durante os anos de doença e que 85% das amputações têm um historial de úlceras diabéticas”.

As Jornadas do Pé Diabético são fulcrais no combate a esta problemática pois promovem o debate de ideias, partilha de conhecimento e a análise regular da intervenção dos podologistas que “têm sido fundamentais na melhoria da qualidade de vida da população, na prevenção e diminuição das taxas de amputação do pé diabético”, esclarece Manuel Portela.

A iniciativa contou também com a participação de especialistas de várias áreas como Medicina Interna, para abordar assuntos relacionados com o controlo da infeção, sinais e sintomas do pé diabético; Angiologia e Cirurgia Vascular, uma necessidade, sobretudo, quando são identificados problemas de isquemia; entre outras áreas, como por exemplo o tratamento de feridas e de úlceras, com diferentes metodologias, e, ainda, o tipo de calçado mais indicado para a pessoa com diabetes.

O Pé Diabético é visto como a principal causa de amputação da extremidade inferior, sendo também a principal causa de internamento da pessoa com diabetes. Mais do que uma complicação da diabetes, deve ser considerado como uma condição clínica complexa. É caracterizado pelo desenvolvimento da perda de sensibilidade nos pés, presença de feridas complexas, deformidades, limitação de movimento articular, infeções, amputações, entre outras.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias