Categorias: Velocidade

WEC: Tom Kristensen anuncia fim de uma longa e bem sucedida carreira

Tom Kristensen, também conhecido pelo sr. Le Mans, anunciou esta quarta-feira o fim da sua carreira como piloto profissional, colocando um ponto final numa sucessão de temporadas repletas de êxitos, sobretudo nas 24 Horas de Le Mans, onde registou o recorde de nove vitórias.

Na companhia do diretor desportivo da Audi (que representou nos últimos 14 anos), Wolgang Ullrich, o piloto dinamarquês de 47 anos escolheu a sua cidade natal para anunciar a sua decisão.

“Já vos tinha dito que saberia quando era tempo de parar, e não senti essa necessidade até agora. Nos últimos dois meses, os meus pensamentos no sentido de me retirar tornaram-se mais fortes, e por isso achei certo informar-vos hoje que deixaria de correr”, declarou o sr. Le Mans aos jornalistas.

“Ainda me sinto bem fisicamente e na posse das minhas faculdades mentais ora do carro, por isso é importante para mim parar enquanto ainda me sinto forte e capaz de boas performances na Audi”, prosseguiu o dinamarquês.

Tom Kristensen disse que escolheu anunciar a retirada antes da última prova do campeonato do mundo de resistência (WEC) em Interlagos, “de modo a poder ter uma despedida em condições” da competição de que tanto gosta.

No Brasil o piloto dinamarquês partilhará pela última vez o Audi R18 e-tron quatrro n.º 1 com Loic Duval e Lucas di Grassi, estando ainda sob contrato com a marca dos quatro anéis para a próxima temporada, mas agora será uma espécie de embaixador da casa de Ingolstadt.

Tom Kristensen é o último a retirar-se do famoso trio formado também por Rinaldo Capello e Allan McNish, que tantos êxitos conseguiram ao serviço da Audi, sobretudo nas 24 Horas de Le Mans, mas também com passagens pelas corridas de turismo, nomeadamente no DTM.

A primeira vitória do piloto dinamarquês em La Sarthe aconteceu em 1997, ainda com piloto privado na equipa Joest, passando depois dois anos na BMW. Depois iniciou-se a fase Audi, com três vitórias consecutivas em Le Mans, divindo os R8 com Emanuele Pirro e Frank Biela entre 2000 e 2002. Venceu novamente com a marca ‘irmã’ Bentley em 2003, para a seguir somar mais ses triunfos, incluindo com as equipas semi-oficiais Goh e Champion em 2004 e 2005.

Provavelmente a maior vitória de Tom Kristensen em Le Mans tenha acontecido em 2008, juntamente com McNish e Capello, enquanto no seu nono triunfo em 2013, obtido juntamente com McNish e Duval, lhe tenha juntado o título no WEC.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias

Pilates na Ortopedia

Joana Bento Rodrigues - Ortopedista /Membro da Direção da SPOT A modalidade de Pilates foi…

há % dias

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias