Velocidade

WEC: Tom Kristensen anuncia fim de uma longa e bem sucedida carreira

KristensenDespedida114KristensenDespedida114 600Tom Kristensen, também conhecido pelo sr. Le Mans, anunciou esta quarta-feira o fim da sua carreira como piloto profissional, colocando um ponto final numa sucessão de temporadas repletas de êxitos, sobretudo nas 24 Horas de Le Mans, onde registou o recorde de nove vitórias.

Na companhia do diretor desportivo da Audi (que representou nos últimos 14 anos), Wolgang Ullrich, o piloto dinamarquês de 47 anos escolheu a sua cidade natal para anunciar a sua decisão.

“Já vos tinha dito que saberia quando era tempo de parar, e não senti essa necessidade até agora. Nos últimos dois meses, os meus pensamentos no sentido de me retirar tornaram-se mais fortes, e por isso achei certo informar-vos hoje que deixaria de correr”, declarou o sr. Le Mans aos jornalistas.

KristensenDespedida214 600“Ainda me sinto bem fisicamente e na posse das minhas faculdades mentais ora do carro, por isso é importante para mim parar enquanto ainda me sinto forte e capaz de boas performances na Audi”, prosseguiu o dinamarquês.

Tom Kristensen disse que escolheu anunciar a retirada antes da última prova do campeonato do mundo de resistência (WEC) em Interlagos, “de modo a poder ter uma despedida em condições” da competição de que tanto gosta.

No Brasil o piloto dinamarquês partilhará pela última vez o Audi R18 e-tron quatrro n.º 1 com Loic Duval e Lucas di Grassi, estando ainda sob contrato com a marca dos quatro anéis para a próxima temporada, mas agora será uma espécie de embaixador da casa de Ingolstadt.

Tom Kristensen é o último a retirar-se do famoso trio formado também por Rinaldo Capello e Allan McNish, que tantos êxitos conseguiram ao serviço da Audi, sobretudo nas 24 Horas de Le Mans, mas também com passagens pelas corridas de turismo, nomeadamente no DTM.

KristensenDespedida314 600A primeira vitória do piloto dinamarquês em La Sarthe aconteceu em 1997, ainda com piloto privado na equipa Joest, passando depois dois anos na BMW. Depois iniciou-se a fase Audi, com três vitórias consecutivas em Le Mans, divindo os R8 com Emanuele Pirro e Frank Biela entre 2000 e 2002. Venceu novamente com a marca ‘irmã’ Bentley em 2003, para a seguir somar mais ses triunfos, incluindo com as equipas semi-oficiais Goh e Champion em 2004 e 2005.

Provavelmente a maior vitória de Tom Kristensen em Le Mans tenha acontecido em 2008, juntamente com McNish e Capello, enquanto no seu nono triunfo em 2013, obtido juntamente com McNish e Duval, lhe tenha juntado o título no WEC.

Em destaque

Subir