Economia

Wall Street fecha sem rumo perante guerra comercial e confusão no governo de Trump

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje sem orientação, com os investidores divididos entre uma intensificação das tensões comerciais, rumores sobre o governo de Donald Trump e uma recuperação dos valores tecnológicos.

Os resultados definitivos da sessão indicam que o seletivo Dow Jones Industrial Average perdeu 0,68 por cento, para os 26.562,05 pontos, depois de na sexta-feira ter estabelecido um novo recorde no fecho.

Em baixa fechou também o alargado S&P500, que recuou 0,35 por cento, para as 2.919,37 unidades.

A exceção a este panorama foi protagonizada pelo tecnológico Nasdaq, que valorizou 0,08 por cento, para os 7.993,25 pontos.

Os ânimos dos investidores foram arrefecidos hoje pelo agravamento da guerra comercial entre os Estados Unidos da América e a China, com a entrada em vigor de taxas alfandegárias incidentes sobre um total de 260 mil milhões de dólares (221 mil milhões de euros) de bens chineses e norte-americanos.

Fonte de pessimismo sobre a continuação das discussões, a visita de uma delegação de negociadores chineses no final da semana a Washington foi anulada, segundo o Wall Street Journal.

A começarem a sessão em baixa, os índices agravaram as perdas com a divulgação de informações contraditórias sobre o destino de Rod Rosenstein, o número 2 do Ministério da Justiça dos EUA.

Rosenstein ocupa uma posição central, uma vez que supervisiona o inquérito do procurador especial Robert Mueller a um eventual conluio entre a campanha eleitoral de Trump e os dirigentes de Moscovo durante as eleições presidenciais de 2016.

A Casa Branca acabou por anunciar que Rosenstein e Trump vão reunir-se em Washington, na quinta-feira. Mas a perspetiva da demissão do dirigente do Ministério da Justiça “causou alguma preocupação aos investidores”, declarou Gregori Volokhine, da Meeschaert Financial Services.

Se ele for demitido, isto “faria lembrar o ‘massacre de Sábado à Noite’, quando o presidente Richard Nixon demitiu todo o Departamento da Justiça em pleno escândalo Watergate. E aí, ir-se-ia sentir a crise institucional”, realçou.

Vários grandes nomes da tecnologia, um setor abalado na semana passada, por seu lado, registaram uma sessão de recuperação clara, casos da Netflix, que ganhou 2,33 por cento, ou da Facebook, que progrediu 1,52 por cento.

Os investidores também estão na expectativa de uma reunião, que vai decorrer na terça e na quarta-feira, do comité de política monetária da Reserva Federal.

Os analistas esperam, na sua maioria, que seja anunciada uma nova subida das taxas de juro de referência, que devem atingir o intervalo entre 2,0 por cento e 2,25 por cento pela primeira vez no passado recente, ao fim de dez anos de política monetária acomodatícia (taxas baixas para estimular o crescimento económico).

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: Bolsas

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias