Desporto

Volta a Portugal em bicicleta vale 84,5 milhões

O impacto mediático da 78.ª Volta a Portugal Santander Totta aumentou 25 por cento, em comparação com a edição do ano passado. Entradas do FC Porto e do Sporting ajudam a explicar este interesse crescente.

Segundo um estudo da Cision, o impacto financeiro mediático da Volta a Portugal em Bicicleta, em 2016, foi de 84,5 milhões de euros, gerado através da presença nos diferentes órgãos de informação, o que corresponde a um aumento de 25 por cento, face ao ano passado.

Este estudo encomendado pela Podium Events, organizadora do evento, foi realizado entre janeiro e setembro deste ano para avaliar o potencial mediático da Volta a Portugal 2016.

A Cision, empresa especialista na avaliação das informações difundida pelos meios de comunicação social, avaliou ainda a atenção dada pelos portugueses à prova mais importante do calendário nacional e concluiu que, pelo menos, 76 por cento da população portuguesa esteve exposta, através dos média, à Volta a Portugal Santander Totta.

A competição chegou a cada uma dessas pessoas, em média, 81 vezes durante o período analisado. Esta presença nos meios de comunicação social traduz-se em 87,1 milhões de pessoas em contacto com o evento.

Este aumento significativo do impacto da prova resulta da estratégia da organização nomeadamente o forte investimento em novos e melhores conteúdos nas plataformas digitais. As entradas do FC Porto e do Sporting, que recuperaram a aposta na modalidade, ajudam a explicar este interesse crescente.

Ao longo dos nove meses em análise, a 78ª Volta a Portugal Santander Totta, que coroou Rui Vinhas (W52/FCPorto) como vencedor, foi identificada em 4614 notícias, o que resulta num valor publicitário equivalente a 80,2 milhões de euros.

Estes números são surpreendentes face à comparação com o valor do investimento efetivo de 4,3 milhões de euros em publicidade. Da análise e cruzamento de todos os dados, a Cision  garante que o rasto gerado pela prova nos diferentes órgãos de informação pode ser traduzido num impacto financeiro de 84,5 milhões de euros.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias

Alterações climáticas podem tornar-se na principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

26 de abril, dia de recordar as vítimas de Chernobyl

A 26 de abril de 1986, na Ucrânia (então parte da União Soviética), dá-se o pior…

há % dias

UC coordena projeto europeu direcionado para agricultura digital

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a coordenar um…

há % dias

24 de abril, os gregos entram em Troia escondidos no mítico Cavalo

O dia 24 de abril marca a entrada dos gregos em Troia: os troianos julgam…

há % dias