Categorias: Nas Notícias

Vieira da Silva admite que desemprego anual possa ficar abaixo das estimativas do Governo

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, destacou hoje a diminuição “muito significativa” da taxa de desemprego, admitindo que a taxa anual poderá ficar abaixo da estimada pelo Governo.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) reviu hoje em baixa a taxa de desemprego de maio para os 7 por cento, valor mínimo desde outubro de 2002, estimando para junho uma nova descida para os 6,7 por cento.

O valor apurado em maio representa uma descida de 0,1 pontos percentuais face ao mês anterior, menos 0,6 pontos percentuais em relação a três meses antes e uma queda de 2,2 pontos percentuais face ao mesmo mês de 2017.

“Há todas as expectativas para podermos vir a ter um valor anual que seja inferior àquele que o Governo estimou”, disse o governante em declarações à agência Lusa após a divulgação dos dados do INE.

Em abril, o Governo estimou no Programa de Estabilidade que a taxa de desemprego se fixasse nos 7,6 por cento em 2018, longe dos 8,9 por cento de 2017 e abaixo dos 8,6 por cento estimados no Orçamento do Estado para 2018.

Segundo Vieira da Silva, os dados do INE vêm confirmar os elementos da Segurança Social e do Instituto do Emprego “da continuação de uma significativa criação de emprego e diminuição do número de desempregados”.

“Essa diminuição da taxa de desemprego é feita principalmente pela criação de emprego. O emprego cresce substancialmente e cresce mais do que a diminuição do desemprego. É um sinal extremamente positivo estes dados confirmarem uma descida da taxa de desemprego em maio”, disse o ministro do Trabalho, escusando-se para já a comentar a nova descida estimada para junho pelo INE, uma vez que se tratam ainda de dados ainda provisórios.

A população desempregada de maio foi estimada em 362,8 mil pessoas, tendo diminuído 1,4 por cento em relação ao mês precedente (menos 5,1 mil pessoas), enquanto a população empregada foi estimada em 4.791,8 mil pessoas, tendo aumentado 1,7 mil (a que corresponde uma variação relativa quase nula) relativamente ao mês anterior.

A estimativa provisória da taxa de desemprego de junho de 2018 situou-se em 6,7 por cento.

Neste mês, estima-se que a população desempregada tenha sido de 347,1 mil pessoas e a população empregada de 4.805,0 mil pessoas, refere o INE.

As taxas de desemprego dos jovens e dos adultos foram estimadas em 19,6 por cento e 5,8 por cento respetivamente, tendo ambas diminuído em relação a maio (0,9 e 0,2 pontos percentuais, respetivamente), acrescenta.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 24 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

24 de maio, tem início a Guerra dos Cem Anos

É um dos maiores conflitos militares da Europa e começou a 24 de maio de…

há % dias

22 de maio, nasce Hergé, o ‘pai’ de Tintin, nazi e defensor de ideais racistas

Escritor, artista, e desenhador de banda desenhada, Hergé ficou célebre pela personagem que criou, mas…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias