Vídeo: Marte precisa de escudo magnético e a NASA já tem um projeto

A colonização de Marte tem um ‘pequeno’ problema: a radiação . A NASA quer criar um campo magnético que atue como escudo contra os fatais ventos solares.

Tal a Terra, que tem uma magnetosfera, o ‘planeta vermelho’ necessita de uma barreira que proteja a vida das radiações que circulam pelo Espaço, em especial as emitidas pela estrela mais próxima, o Sol.

No seminário Planetary Science Vision 2050, a NASA apresentou um projeto para ‘fabricar’ um campo magnético em órbita, que funcionaria como um escudo em redor de Marte.

Essa barreira será essencial para permitir a colonização humana de um planeta que já teve um clima ameno e vastos oceanos, mas que agora é um enorme e árido deserto.

“Esta situação elimina qualquer processo de erosão causada pelo vento solar que acontece na atmosfera superior do planeta, permitindo que cresça em pressão e temperatura com o tempo”, destacou Jim Green, diretor de ciência planetária da NASA.

De acordo com as simulações da agência espacial dos EUA, o campo magnético em órbita iria permitir a Marte consolidar, em poucos anos, metade da pressão atmosférica que protege agora a Terra.

A temperatura média iria subir quatro graus Celsius: parece pouco, mas seria o suficiente para derreter uma parte da calota polar no norte de Marte, libertando dióxido de carbono que iria formar um efeito de estufa na atmosfera.

Em consequência, a água congelada iria começar a derreter, formando rios e oceanos líquidos, uma condição essencial à vida.

“Tal como a Terra, uma atmosfera melhor poderia permitir mais objetos na superfície, proteger contra a radiação da maioria das partículas solares, estender a habilidade de extração de oxigénio e criar um efeito estufa que permite a produção de plantas”, referem os técnicos da NASA.

O projeto, contudo, é apenas teórico e nem sequer avança com datas. Para já, os especialistas defendem que ainda é preciso aprofundar os estudos, quer para definir melhor os enquadramentos temporais, quer para antecipar eventuais consequências.

Os dados mais recentes apontam o colapso do campo magnético como o principal fator para Marte ter perdido a habitabilidade, há uns 1000 milhões de anos.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 21 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 21 de…

há % dias

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias