Categorias: Nas Notícias

Vídeo: Encontrado corpo de Miguel Cervantes numa igreja espanhola

Foram encontrados restos mortais de Miguel Cervantes, autor de ‘Dom Quixote’. Uma equipa de cientistas analisou os fragmentos das ossadas, descobertas na Igreja das Trinitarias de Madrid, em Espanha, ssendo que Francisco Etxebarria, investigador que lidera as análises forenses, revela que “são muitas as coincidências e não há discrepâncias”. Veja o vídeo.

Restos mortais do escritor espanhol Miguel de Cervantes foram encontrados na cripta de uma igreja em Madrid, capital espanhola.

Cientistas fizeram análises forenses e confirmaram que os restos mortais recuperados na Igreja das Trinitarias pertencem ao pai de ‘Dom Quixote’.

“É possível considerar que entre os fragmentos encontrados na cripta da Igreja das Trinitárias se encontrem alguns pertencentes a Miguel Cervantes. As coincidências são muitas e não há discrepâncias”, esclarece Francisco Etxebarria, investigador que lidera as análises forenses.

Ao lado dos fragmentos de Cervantes, estavam, segundo suspeitam os cientistas, as ossadas da sua mulher, Catalina de Salazar.

Os cientistas não podem retirar todas as dúvidas recorrendo a testes ADN porque os fragmentos de ossadas estão em avançado estado de degradação e também porque não têm qualquer elemento comparativo, uma vez que Cervantes não deixou descendência.

Miguel de Cervantes Saavedra é o autor da obra ‘Dom Quixote’, considerado o primeiro romance moderno e um dos melhores romances algum vez escritos.

O trabalho de Cervantes é elevado aos patamares superiores da literatura mundial. A sua influência sobre a língua castelhana tem sido tão grande que o castelhano é frequentemente chamado de ‘La lengua de Cervantes’ [A língua de Cervantes].

Cervantes morreu a 22 de abril de 1616, em Madrid. Em 2011, um grupo de investigadores e arqueólogos iniciou uma busca pelas ossadas do autor, naquele mosteiro na capital espanhola, onde foram depositados os restos mortais.

Este intenso trabalho de investigação poderá ajudar os investigadores a determinar as causas da morte de Cervantes. Acredita-se que o escritor espanhol morreu de cirrose.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 14 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 14 de…

há % dias

Estudo da UC avalia presença de vírus e bactérias em macroalgas e halófitas

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC),…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

14 de junho, o Dia Mundial do Dador de Sangue

Hoje assinala-se o Dia Mundial do Dador de Sangue, como homenagem a um ato nobre,…

há % dias

13 de junho, o dia em que Portugal viu nascer e morrer grandes nomes

O que aconteceu em 13 de junho em Portugal e no Mundo? Fernando Pessoa, Vasco…

há % dias

12 de junho, Portugal e Espanha assinam o tratado de adesão à CEE

A 12 de junho assinala-se a entrada de Portugal na Comunidade Económica Europeia (CEE), juntamente…

há % dias