Categorias: Nas Notícias

Vídeo: Encontrado corpo de Miguel Cervantes numa igreja espanhola

Foram encontrados restos mortais de Miguel Cervantes, autor de ‘Dom Quixote’. Uma equipa de cientistas analisou os fragmentos das ossadas, descobertas na Igreja das Trinitarias de Madrid, em Espanha, ssendo que Francisco Etxebarria, investigador que lidera as análises forenses, revela que “são muitas as coincidências e não há discrepâncias”. Veja o vídeo.

Restos mortais do escritor espanhol Miguel de Cervantes foram encontrados na cripta de uma igreja em Madrid, capital espanhola.

Cientistas fizeram análises forenses e confirmaram que os restos mortais recuperados na Igreja das Trinitarias pertencem ao pai de ‘Dom Quixote’.

“É possível considerar que entre os fragmentos encontrados na cripta da Igreja das Trinitárias se encontrem alguns pertencentes a Miguel Cervantes. As coincidências são muitas e não há discrepâncias”, esclarece Francisco Etxebarria, investigador que lidera as análises forenses.

Ao lado dos fragmentos de Cervantes, estavam, segundo suspeitam os cientistas, as ossadas da sua mulher, Catalina de Salazar.

Os cientistas não podem retirar todas as dúvidas recorrendo a testes ADN porque os fragmentos de ossadas estão em avançado estado de degradação e também porque não têm qualquer elemento comparativo, uma vez que Cervantes não deixou descendência.

Miguel de Cervantes Saavedra é o autor da obra ‘Dom Quixote’, considerado o primeiro romance moderno e um dos melhores romances algum vez escritos.

O trabalho de Cervantes é elevado aos patamares superiores da literatura mundial. A sua influência sobre a língua castelhana tem sido tão grande que o castelhano é frequentemente chamado de ‘La lengua de Cervantes’ [A língua de Cervantes].

Cervantes morreu a 22 de abril de 1616, em Madrid. Em 2011, um grupo de investigadores e arqueólogos iniciou uma busca pelas ossadas do autor, naquele mosteiro na capital espanhola, onde foram depositados os restos mortais.

Este intenso trabalho de investigação poderá ajudar os investigadores a determinar as causas da morte de Cervantes. Acredita-se que o escritor espanhol morreu de cirrose.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias