Nas Notícias

Venezuela: Oposição vai unificar protestos rumo a uma greve geral

A oposição venezuelana anunciou no sábado que vai lançar uma plataforma unitária de protestos, que passa por fazer uma “declaração de conflito” em todos os setores políticos e sociais da Venezuela.

A “declaração de conflito” terá lugar na segunda-feira, em Caracas, e será acompanhada por ações de rua que se intensificarão até se alcançar o objetivo final: uma “greve geral” contra as medidas económicas anunciadas há um mês pelo Presidente Nicolás Maduro.

De acordo com a coligação Frente Ampla Venezuela Livre (FAVL) a declaração marcará “uma nova etapa de luta” contra um regime “que insiste em levar os venezuelanos à miséria”.

Segundo a porta-voz da FAVL, Ana Yánez, a oposição “unificará todos os protestos” que ocorrem diariamente no país, incluindo os que não ganham visibilidade, com o objetivo de “recuperar o estado de Direito e os Direitos Humanos que estão a ser violados” no país.

Na segunda-feira vão ser anunciadas as próximas ações da oposição, em coordenação com representantes de distintos grupos de oposição ao longo da Venezuela, “para construir uma greve nacional em que todos os setores do país participem”.

A 20 de agosto último o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, implemento um pacote de medidas económicas que incluiu uma reconversão monetária que eliminou cinco zeros ao bolívar forte e fez surgir o bolívar soberano.

O pacote económico incluiu uma desvalorização de 98 por cento da moeda venezuelana (com relação ao dólar norte-americano), o aumento do IVA de 12 por cento para 16 por cento e o aumento do preço dos transportes.

Também o aumento de 35 vezes do salário mínimo dos venezuelanos e a elevação do preços dos combustíveis para valores internacionais.

Vários analistas insistem que um mês depois de implementado o pacote os preços duplicaram no país, aumentando as dificuldades para aceder a produtos básicos e a medicamentos, que além de inacessíveis devido aos baixos salários locais, escasseiam no país.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: Venezuela

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias