Categorias: Nas Notícias

Vendem-se mulheres em Portugal para exploração sexual, denunciam investigadores

Estima-se que em Portugal 260 pessoas por ano sejam vítimas de tráfico humano, entre as quais mulheres que chegam com promessas de emprego e acabam por ser vendidas e exploradas. Custam cerca de 35 mil euros, num negócio que escapa a estatísticas oficiais, segundo adianta o Jornal de Notícias, que cita dois investigadores do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (IEEI).

Portugal é ponto de origem, trânsito e destino de casos de tráfico humano, com uma realidade muito mais grave do que apontam as estatísticas oficiais. De acordo com dois investigadores do IEEI, a realidade é bem pior do que apontam os números conhecidos.

De acordo com o Jornal de Notícias, há em Portugal casos de venda de mulheres, que são transacionadas para exploração sexual e vendidas a um preço que ronda os 35 mil euros.

Em muitos dos casos de tráfico humano, as mulheres chegam a Portugal com a promessa de emprego, mas veem-se transformadas em ‘mercadoria’ para fins sexuais, relacionados com prostituição. Acabam por ser forçadas, sob ameaça, a servir esses interesses e, em muitas situações, vendidas, segundo adianta o JN.

De acordo com este periódico, que analisa dados recolhidos por dois investigadores do IEEI, as estatísticas oficiais “contam uma pequena parte da triste história do tráfico e exploração de seres humanos em Portugal”.

Os investigadores detetaram 115 vítimas de tráfico humano e revelam que somente “11 por cento foram identificadas pela polícia. Há “98 que não estavam sinalizadas”. Estima-se que Portugal tenha, todos os anos, cerca de 260 pessoas traficadas, quer como ponto de origem, como trânsito para outros países, ou como ponto de chegada. Estes números representam o “triplo” do que assinala os dados oficiais – que ignoram os casos em que Portugal é trânsito de vítimas.

Estas conclusões que o JN divulga estão compiladas num estudo, apresentado nesta quarta-feira, que identifica Portugal como uma das principais rotas de crimes de tráfico de pessoas, para fins de exploração sexual ou laboral.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias