Categorias: MundoTV

Veja o discurso de um estudante com cancro terminal que emocionou o mundo

Chama-se Jake Bailey, é um estudante neozelandês de 18 anos e tem um cancro terminal. Escreveu e leu um discurso que emocionou colegas e professores. As redes sociais deram eco às palavras de Jake e aquele sentimento propagou-se. Veja o vídeo.

Assim que foi chamado para discursar, Jake recebe um forte aplauso, que o emociona, ainda que esse sentimento não se expresse em lágrimas.

As primeiras palavras tremidas denunciam o óbvio.

“Escrevi um discurso e uma semana antes de o proferir, disseram-me ‘tens cancro e se não fores tratado, vais morrer em três semanas’. E disseram-me que eu não estaria aqui esta noite para proferir este discurso. Estas palavras não são sobre o que vem aí, mas o quão fantástico foi estar cá”, começou por dizer Jake Bailey.

E prosseguiu: “Escrevi isto antes de saber que tinha cancro. Agora, tenho uma visão diferente destas palavras”.

E as ideias prosseguiram, com Jake a abordar a crueldade que um jovem enfrenta: ser jovem é desenhar planos a longo prazo, mas este jovem aconselha-nos a fazer o contrário.

“Ninguém sai vivo deste mundo. Por isso, sejam fortes, sejam grandes, sejam amáveis e sejam agradecidos pela oportunidade que têm. O futuro está nas vossas mãos. Esqueçam sonhos a longo prazo. Dediquemo-nos apaixonadamente a atingir objetivos de curto prazo”.

A mensagem de quem está perto do fim foi, provavelmente, a mais tocante.

“Não sabemos onde ou quando poderemos terminar. Não sei o que vai acontecer a vocês, a mim próprio, mas desejo o melhor para a vossa viagem e agradeço-vos por terem feito parte da minha”, referiu.

E o jovem estudante terminou o discurso com uma expressão latina – ‘altiora peto’ – que significa “aspiro a coisas superiores” e representa um lema da escola.

Jake padece de um dos linfomas mais agressivos. Foi-lhe diagnosticada a doença dias antes de concluir o ensino secundário.

Apesar de tudo, decidiu estar presente na cerimónia de final de ano e tomou a palavra para tocar no coração dos presentes, no coração do mundo.

O vídeo foi publicado pela Christchurch Boys’ High School, no passado dia 5 de novembro, e acumula mais de um milhão de visualizações, número em constante crescimento, dada a sua divulgação nas redes sociais.

Veja as imagens. A partir dos 14 minutos, já depois das palavras de Jake, os colegas dedicam uma homenagem sentida, que deixa o jovem sentido. O público também retribui, num momento de grande intensidade.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

9 de maio, é apresentada ‘Declaração de Schuman’, génese da União Europeia

Nove de maio é dia da Europa, que em 1950 conhece a ‘Declaração de Schuman’, documento…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 7 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 7 de…

há % dias

8 de maio, nasce Jean Henri Dunant, cofundador da Cruz Vermelha

Hoje é dia de homenagear Dunant, filantropo suíço a quem se deve a fundação da…

há % dias

Células estaminais promissoras no tratamento do Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) é uma doença autoimune em que o sistema imune ataca…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

7 de maio, a Alemanha nazi rende-se na II Guerra Mundial

Sete de maio de 1945 assinala o princípio do fim da II Guerra Mundial, com a…

há % dias