Categorias: Cultura

Trabalhadores da Infraestruturas de Portugal manifestaram-se por aumentos salariais

Uma centena de trabalhadores e dirigentes sindicais da Infraestruturas de Portugal (IP) manifestaram-se hoje, em Lisboa, para exigirem o aumento dos salários congelados desde 2009 e para pedirem ao Governo que apresente uma proposta que desbloqueie as negociações.

Os trabalhadores da IP, empresa pública que resulta da fusão da Estradas de Portugal e da Refer, têm marcada uma greve parcial para quinta-feira (de uma hora por turno) e uma de 24 horas na sexta-feira.

“Estes trabalhadores não veem o seu salário valorizado desde 2009 e consideramos que, além do que foi o descongelamento e a retirada até de salários dos trabalhadores, é urgente haver um sinal claro do Governo para que apresente uma proposta concreta que possamos aceitar para a valorização dos salários dos trabalhadores”, disse hoje à agência Lusa o coordenador do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF), Abílio Carvalho.

Os trabalhadores, que esta manhã iniciaram a marcha na Praça do Saldanha, percorreram a Avenida da República até se concentrarem em frente ao Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, gritavam palavras de ordem, tais como, “É justo e necessário o aumento do salário!” ou “Negociação com imposição não!”.

Uma comissão sindical esteve na segunda-feira e mantém-se hoje reunida em Lisboa com representantes do Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e do Ministério das Finanças, após uma tentativa de acordo falhado com o Governo e a administração da empresa, e que envolve nomeadamente aumentos salariais, adiantou fonte sindical.

“Estamos à espera de uma proposta que possamos aceitar para a valorização salarial dos trabalhadores, para que depois o processo negocial possa decorrer, como estamos a fazer com a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT)”, explicou à Lusa o Abílio Carvalho.

Segundo o sindicalista, na reunião de negociação na segunda-feira não saiu “nada de concreto” que permitisse à comissão sindical “ponderar ou considerar”.

“Nós o que exigimos é que esta reunião, ao contrário do que existiu há algum tempo, seja séria e que hajam dados concretos” para os sindicalistas possa apresentá-los aos trabalhadores, pois a reivindicações “são justas”.

Em declarações à Lusa, João Batista, trabalhador há 17 anos na empresa, vindo da antiga Estradas de Portugal, lamentou o facto de a fusão que deu origem à IP ter sido “muito mal feita”, lembrando que foi “uma fusão que foi uma confusão”.

A fusão, realçou, trouxe “grandes diferenças salariais e grandes diferenças de condições de trabalho” que os trabalhadores querem também que sejam corrigidas no novo ACT igual para todos que incluirá os trabalhadores das estradas das IP participadas e Refer.

“O aumento de salários é justo, se olharmos para a inflação temos uma perda de salário entre 15 por cento a 20 por cento”, explicou à Lusa o trabalhador, lamentando que o novo ACT tenha vindo a ser “empurrado com a barriga” para a frente.

Na quinta-feira, o pré-aviso de greve prevê uma hora no seu turno de trabalho, a uma hora fixa – entre as 00:00 e a 01:00, entre as 08:00 e as 09:00 e entre as 16:00 e as 17:00 e depois uma greve de 24 horas na sexta-feira.

Os trabalhadores da IP estiveram em greve no dia 02 de abril, depois de uma tentativa de acordo falhado com o Governo e a administração da empresa, que envolve nomeadamente aumentos salariais.

No dia 04 de abril, após uma reunião da Comissão de Trabalhadores e sindicatos, os representantes dos trabalhadores anunciaram que dariam 15 dias à administração da IP e ao Governo para criarem condições para um acordo que vá ao encontro das pretensões dos trabalhadores e “lamentam que a postura pouco séria” da administração e Governo tenha obrigado os trabalhadores a mais um esforço na defesa das suas reivindicações, em particular, da exigência do aumento intercalar dos salários que são os mesmos desde 2009″.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias

Alterações climáticas podem tornar-se na principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

26 de abril, dia de recordar as vítimas de Chernobyl

A 26 de abril de 1986, na Ucrânia (então parte da União Soviética), dá-se o pior…

há % dias

UC coordena projeto europeu direcionado para agricultura digital

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a coordenar um…

há % dias

24 de abril, os gregos entram em Troia escondidos no mítico Cavalo

O dia 24 de abril marca a entrada dos gregos em Troia: os troianos julgam…

há % dias