Nas Notícias

Trabalhadores da EMEF protestam em frente à sede da CP por aumentos salariais

Trabalhadores da EMEF (Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário) vão protestar hoje em frente à sede da CP – Comboios de Portugal, reivindicando aumentos de salários para os funcionários da empresa.

O protesto “Ocupemos as Escadinhas”, promovido pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF) e pela Comissão de Trabalhadores da EMEF, considera que a melhoria de salários deve acompanhar os resultados positivos da empresa.

“O processo que se desenvolveu na CP e que terminou com o acordo no mês de fevereiro é sustentado nas declarações da administração de que há uma melhoria de resultados da empresa e que os trabalhadores devem ser premiados por esse esforço”, disse à agência Lusa, José Manuel Oliveira, coordenador do SNTSF.

O sindicalista espera que os trabalhadores da EMEF sejam tratados de maneira semelhante aos da CP, detentora da empresa, uma vez que ambos têm papéis igualmente importantes.

“Os resultados positivos da CP, quer no número de passageiros, quer mesmo nos resultados económico-financeiros, têm também um contributo muito grande dos trabalhadores da EMEF, já que são estes que asseguram a disponibilidade do material circulante em condições de segurança e de fiabilidade para fazer o transporte de passageiros” acrescentou José Manuel Oliveira.

“Achamos que é de toda a justeza o mesmo tratamento face a uma atualização salarial, tendo como referência aquilo que foi feito na CP, que é a empresa que detém a 100 por cento o capital social da EMEF”, finalizou.

A EMEF é uma empresa pública, detida a 100 por cento pela CP — Comboios de Portugal, que emprega cerca de 1.000 trabalhadores, que asseguram a manutenção do material circulante (comboios).

Em janeiro, a Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (FECTRANS) divulgou a intenção da CP de manter a EMEF a trabalhar apenas para a CP e de criar dois Agrupamentos Complementar de Empresas (ACE), um para a reparação do material do Metro do Porto e o outro para a reparação de material circulante de mercadorias.

A FECTRANS considera que a criação dos ACE abre a “porta à entrada de privados em dois setores importantes da EMEF”.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: ComboiosCP

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 21 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 21 de…

há % dias

22 de maio, nasce Hergé, o ‘pai’ de Tintin, nazi e defensor de ideais racistas

Escritor, artista, e desenhador de banda desenhada, Hergé ficou célebre pela personagem que criou, mas…

há % dias

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias