Motores

Toyota inicia ‘Mundial’ de Resistência com uma ‘dobradinha’

A Toyota dominou, como se esperava, as 4 Horas de Silverstone, que hoje marcaram o arranque do Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) 2019-2020.

Mike Conway, José Maria Lopez e Kamui Kobayashi, no TS050 Hybrid # 7, impuseram—se diante do Toyota #8, tripulado por Sebastien Buemi, Brendon Hartley e Kazuki Nakajima.

Os protótipos japoneses nunca foram verdadeiramente desafiados pelos Rebellion, ainda que os LMP1 da equipa suíça tenham terminado mais próximos do que sucedia na época passada, e só numa situação de bandeiras amarelas chegaram a ocupar as posições cimeiras.

Buemi ainda chegou a comandar a prova, antes do final da primeira hora da corrida. Depois Koboyashi encurtou a diferença para o Toyota # 8, quando Hartley estava ao volante, para depois o japonês colocar o # 7 na frente, liderança que Lopez manteria até final, apesar do argentino ainda apanhar um susto, quando foi à relva à saída da curva Chapel.

Já a Rebellion viu o seu R13 # 3 sofrer uma penalização, mas problemas no carro # 1 significaram terminar muito atrasado e permitir a Pipo Derani, Nathanael Berthon e Loic Duval subirem ao último lugar do pódio pela equipa suíça. Os Ginetta da LNT tiveram os seus problemas, mas Ben Hanler e Egor Orudzhev conseguiriam levar o G60 TL-P1 # 5 à quarta posição final.

Num dia (mais um) para Filipe Albuquerque esquecer, pois o Oreca # 22 da United Autosports teve problemas e abandonou, a categoria LMP2 foi bastante disputada, dominada em grande parte pelo Oreca # 29 da Racing Team Nederland, mas que depois não teve argumentos para impedir Nicolas Lapierre e Antonin Borga de chegarem à vitória no Oreca # 49 da Cool Racing.

Já António Félix da Costa fez um bom turno de condução no Oreca # 38 da JOTA Sport, antes da equipa se atrasar quando Roberto Gonzalez estava ao volante. Mas a equipa acabaria por realizar uma recuperação que a levou até à quinta posição final da categoria.

Finalmente em GTE Pro os Ferrari 488 da AF Corse partiam como favoritos mas no final acabou por ser a Porsche a fazer a festa com uma ‘dobradinha’, com Gianmaria Bruni e Richard Lietz a triunfarem diante do outro 911 RSR, de Kevin Estre e Michael Kristensen.

Os carros germânicos conseguiram recuperar bastante tempo aos seus opositores italianos na fase intermédia da corrida, apesar da segunda situação de ‘safety car’ ajudar os bólides italianos, permitindo ao único F488, o # 51 de James Calado e Alessandro Pier Guidi ‘voltar à luta’ depois de um furo numa fase anterior da prova.

Pier Guidi conseguiria mesmo ultrapassar os dois Porsche no reatamento da corrida, mas na paragem nas boxes seguintes voltou a perder para os dois 911 oficiais, para desafiar Christensen pelo segundo posto, antes de uma penalização devido a ultrapassagem em situação de ‘safety car’.

Este percalço do italiano permitiu a Alex Lynn e a Maxime Martin colocarem o Aston Martin Vantage # 97 na terceira posição da categoria, subindo assim ao último lugar do pódio final.

Classificação
1º Conway/Kovayashi/Lopez (Toyota) 129 voltas
2º Buemi/Nakajima/Hartley (Toyota) + 1,901s
3º Berthon/Derani/Duval (Rebellion) + 1 volta
4º Robetson/Hanley/Orudzhev (Ginetta) + 5 voltas
5º Lapierre/Borga/Cogny (Oreca) + 5 voltas
6º Laurent/Negrão/Ragues (Alpine) + 5 voltas
7º Van der Garde/Van Uitert/Van Eerd (Oreca) + 5 voltas
8º Tung/Aubry/Stevens (Oreca) + 5 voltas
9º Da Costa/Gonzalez/Davidson (Oreca) + 5 voltas
10º Senna/Menezes/Nato (Rebellion) + 6 voltas

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias

Mover-se (bem) pela saúde do aparelho locomotor

Enveredar pela jornada de perda de peso, quando o objetivo é combater quadros de excesso…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 14 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 14 de…

há % dias