Motores

Título de Button no Japão “foi tão grande” quanto o de F1

Jenson Button considera que vencer o Campeonato Super GT no Japão foi um feito “tão grande” quando o título de Fórmula 1 que conquistou em 2009.

Fazendo equipa com Naoki Yamamoto no Honda NSX da equipa Kunimitsu o antigo piloto da McLaren, Brawn, Honda e Williams na F1 venceu a mais popular das competições automóveis no país do sol nascente no seu ano de estreia.

É o facto de ser um ‘rookie’ que leva Button a comparar o êxito alcançado no Japão com o campeonato de Fórmula 1 ganho quando tripulava para a Brawn GP. Isto porque a natureza altamente competitiva do SuperGT tornou tudo muito mais difícil, só se decidindo na última corrida, domingo passado em Motegi, quando o britânico e o seu parceiro terminaram na terceira posição, diante dos seus principais rivais na corrida ao título, Nick Cassidy e Ryo Hirakawa (Lexus da Tom’s).

Este cetro, conseguido quase uma década depois do de F1 e aos 38 anos de idade, deixam Jenson Button muito feliz: “O último campeonato que ganhei foi há nove anos. Foi mesmo enorme, e de momento parece tão grande quanto esse. Este é tão importante”.

A corrida de Motegi também só veio valorizar este título do britânico. “Foi uma corrida tão dura. Não é fácil, o que torna tudo extra especial. Este campeonato é um dos mais duros do Mundo. E sabe bem para alguém que correu na F1 tantos anos. Sinto-me um pouco como um visitante nesta equipa, porque estes tipos lutam há tanto tempo por isto. Não podia estar mais feliz. O Naoki merece todo o mérito por isto, porque ele é inacreditavelmente rápido”, sublinhou.

Nesta última prova da época Jenson Button foi submetido a uma enorme pressão por parte de Hirakawa nos últimos minutos da corrida, quando tentava ‘furar’ entre o tráfego dos carros da classe inferior (GT300). Na penúltima volta conseguiu sair-se melhor do que o seu rival e isso acabou por lhe garantir o resultado que lhe permitiu ‘selar’ o título.

“Este turno tornou-me provavelmente 10 anos mais velho devido ao stress. Mas Naoki foi fantástico no primeiro turno. Levou-me um pouco mais de tempo a ganhar velocidade que o ao carro # 1 (Hirakawa), por isso ele conseguiu encurtar um pouco a diferença, e depois tive três voltas a lutar com o carro # 38 (Hiroki Ishiura). Depois o carro # 1 estava logo atrás de nós. Se fossemos só nós dois… mas depois havia o tráfego, o que tornou tudo muito difícil”, relata Button.

O piloto britânico enfatiza: “Tive mesmo de pensar naquela altura. Consegui jogar com o tráfego. O andamento era melhor do que parecia, mas a todo o momento tive que pensar em posicionar o melhor possível o carro de modo a não ser surpreendido. Foi duro e senti-me contente e aliviado quando vi a bandeira de xadrez no final da corrida”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias