Categorias: Velocidade

Tiago Monteiro consegue segunda posição no WTCC na Eslováquia

Tiago Monteiro conseguiu subir ao pódio de uma prova do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo ao conseguir ser o segundo classificado na primeira das duas corridas disputadas este domingo no Slovakia Ring, na Eslováquia.

O piloto português da Honda já tinha dado uma excelente indicação ao garantir a segunda posição na grelha de partida, depois de na qualificação ter ficado a pouco mais de uma decima de segundo do seu companheiro de equipa Gabriele Tarquini. E no primeiro confronto confirmou essa tendência, secundando o italiano.

Tiago fez um bom arranque e colou-se à traseira do Civic de Tarquini no começo da prova. Depois, percebendo não conseguir acompanhar o ritmo do transalpino procurou conservar a segunda posição e dar à equipa JAS-Honda a sua primeira dobradinha do WTCC.

O piloto do Porto por várias vezes foi obrgado a fortes travagens, pressionado por Norbert Michelisz. O húngaro que arrancou de terceiro e garantiu o último lugar do pódio no Honda privado da Zengo, mostrando que os Civic eram competitivos na pista eslovaca.

“Podia ter atacado mais, mas seria difícil ultrapassar o Gabriele, uma vez que estávamos com o mesmo andamento. O Norbert estava a pressionar-me, mas optei estrategicamente por não desgastar muito os pneus e controlar o seu andamento. O ano passado houve vários rebentamentos de pneus perto do final das corridas e não quis correr esse risco. O primeiro pódio da época com a Honda tem um sabor especial”, explicou Tiago Monteiro.

Na segunda corrida, a nona posição de largada não vislumbrava facilidades para o piloto português, que mesmo assim fez um arranque sensacional e chegou à primeira curva na quarta posição.

Contudo, um toque de Yvan Muler na traseira do Civic n.18 acabou por fazer Tiago Monteiro perder três posições, afastando-o irremediavelmente do pódio. Depois procurou limitar os danos e ainda recuperou dois lugares, ao passar Tom Chilton e Pepe Oriola, quando o espanhol cometeu um erro, terminando no quinto posto, mas ‘colado’ à traseira do SEAT Leon de Robert Huff.

“Depois do excelente arranque, e de estar em condições de voltar a lutar pelo pódio, não gostei daquele toque que me pareceu muito forçado. Aliás tive a oportunidade de mostrar esse meu descontentamento ao Yvan. Claro que depois de cair para sétimo a minha missão ficou mais complicada”, referiu.

No total, o piloto do Porto acabou por somar 32 pontos para o campeonato, pelo que o balanço do fim-de-semana acaba por ser francamente positivo: “No computo geral não podia estar mais satisfeito. Foi um fim-de-semana excelente para mim, para a equipa e para a Honda. Somamos muitos pontos o que foi muito bom em termos de campeonato”.

“Temos de continuar a trabalhar bastante. Há ainda muito que evoluir no Honda Civic. É certo que estamos no bom caminho, mas o trabalho não está nem perto nem de longe finalizado”, acrescentou Tiago Monteiro.

De referir que nesta segunda corrida no Slovakia Ring o vencedor seria o holandês Tom Coronel, que deu à BMW a sua primeira vitória do ano. O holandês soube tirar partido da sua ‘pole position’ e da tração traseira do carro germânico para comandar a corrida do princípio ao fim, batendo Yvan Muller e Gabriele Tarquini.

Classificação

Página: 1 2

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias