Velocidade

Tiago Monteiro consegue segunda posição no WTCC na Eslováquia

tiago monteiro eslovaquia210Tiago Monteiro conseguiu subir ao pódio de uma prova do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo ao conseguir ser o segundo classificado na primeira das duas corridas disputadas este domingo no Slovakia Ring, na Eslováquia.

tiago monteiro eslovaquia510

O piloto português da Honda já tinha dado uma excelente indicação ao garantir a segunda posição na grelha de partida, depois de na qualificação ter ficado a pouco mais de uma decima de segundo do seu companheiro de equipa Gabriele Tarquini. E no primeiro confronto confirmou essa tendência, secundando o italiano.

Tiago fez um bom arranque e colou-se à traseira do Civic de Tarquini no começo da prova. Depois, percebendo não conseguir acompanhar o ritmo do transalpino procurou conservar a segunda posição e dar à equipa JAS-Honda a sua primeira dobradinha do WTCC.

O piloto do Porto por várias vezes foi obrgado a fortes travagens, pressionado por Norbert Michelisz. O húngaro que arrancou de terceiro e garantiu o último lugar do pódio no Honda privado da Zengo, mostrando que os Civic eram competitivos na pista eslovaca.

“Podia ter atacado mais, mas seria difícil ultrapassar o Gabriele, uma vez que estávamos com o mesmo andamento. O Norbert estava a pressionar-me, mas optei estrategicamente por não desgastar muito os pneus e controlar o seu andamento. O ano passado houve vários rebentamentos de pneus perto do final das corridas e não quis correr esse risco. O primeiro pódio da época com a Honda tem um sabor especial”, explicou Tiago Monteiro.

Na segunda corrida, a nona posição de largada não vislumbrava facilidades para o piloto português, que mesmo assim fez um arranque sensacional e chegou à primeira curva na quarta posição.

tiago monteiro eslovaquia5102

Contudo, um toque de Yvan Muler na traseira do Civic n.18 acabou por fazer Tiago Monteiro perder três posições, afastando-o irremediavelmente do pódio. Depois procurou limitar os danos e ainda recuperou dois lugares, ao passar Tom Chilton e Pepe Oriola, quando o espanhol cometeu um erro, terminando no quinto posto, mas ‘colado’ à traseira do SEAT Leon de Robert Huff.

“Depois do excelente arranque, e de estar em condições de voltar a lutar pelo pódio, não gostei daquele toque que me pareceu muito forçado. Aliás tive a oportunidade de mostrar esse meu descontentamento ao Yvan. Claro que depois de cair para sétimo a minha missão ficou mais complicada”, referiu.

No total, o piloto do Porto acabou por somar 32 pontos para o campeonato, pelo que o balanço do fim-de-semana acaba por ser francamente positivo: “No computo geral não podia estar mais satisfeito. Foi um fim-de-semana excelente para mim, para a equipa e para a Honda. Somamos muitos pontos o que foi muito bom em termos de campeonato”.

“Temos de continuar a trabalhar bastante. Há ainda muito que evoluir no Honda Civic. É certo que estamos no bom caminho, mas o trabalho não está nem perto nem de longe finalizado”, acrescentou Tiago Monteiro.

De referir que nesta segunda corrida no Slovakia Ring o vencedor seria o holandês Tom Coronel, que deu à BMW a sua primeira vitória do ano. O holandês soube tirar partido da sua ‘pole position’ e da tração traseira do carro germânico para comandar a corrida do princípio ao fim, batendo Yvan Muller e Gabriele Tarquini.

Classificação

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir