Categorias: Nas Notícias

TDT: 60 por cento das casas têm problemas de sinal, acusa Deco, denunciando cenário “desolador”

Em declarações à Antena 1, uma porta-voz da Deco explica que há “quebras de imagem, falta de som e mesmo a não visualização”, entre outras deficiências que a Deco apelida, num comunicado, de “intoleráveis”.

O processo, antes classificado como “globalmente positivo”, no balanço final da operação, acaba por conduzir a conclusões contrárias: “A rede TDT não estava preparada para suportar as circunstâncias normais e expectáveis inerentes ao seu desempenho. Não sendo alcançado o nível de qualidade exigível, surge o debate público”, realça a Deco no mesmo comunicado.

A Televisão Digital Terrestre apresenta “graves problemas”, resultantes da operação de mudança do sinal analógico para a TDT: “62 por cento dos inquiridos que permanecem no acesso terrestre gratuito disseram não receber o sinal de televisão em condições e 13 por cento afirmam que não conseguem seguir o normal desenrolar das emissões”.

O estudo da Deco – realizado território Continental, em novembro de 2012 – alerta para o facto de a falta de qualidade da televisão gratuita estar a suscitar novos contratos de televisão paga. A Portugal Telecom, como concessionária da TDT, é precisamente um dos operadores do mercado da televisão paga. Esta situação é “imoral”, segundo sustenta a Deco.

“Foram tantos os consumidores que reclamaram e que não conseguiram ver a sua situação resolvida que não tiveram alternativa se não recorrer à subscrição de televisão paga”, acusa a associação de defesa do consumidor, que convida a Portugal Telecom a “fazer o que for preciso para respeitar as condições da licença que lhe foi atribuída”.

Meio ano após o fim da emissão analógica, mais de três milhões de portugueses foram obrigados a comprar equipamento para aceder à nova tecnologia, que oferece quatro canais.

Na altura de realizar um balanço ao primeiro semestre de exclusividade da TDT, as opiniões diferem. Os responsáveis apontam o cenário positivo, os utilizadores registam o lado negativo.

A Deco revelara, então, que recebera quase 2000 reclamações, na maioria a protestar contra a fraca qualidade do sinal. Ana Tapadinhas, que coordena o acompanhamento da TDT na Deco, salienta que as queixas englobam vários “abaixo-assinados da população e liderados pelas juntas de freguesia”.

Este cenário é desdramatizado pela Anacom, que tutelou a migração da tecnologia analógica para o digital, num processo executado pela operadora Portugal Telecom. Apesar das cerca de 8000 reclamações recebidas, o regulador traça um “balanço francamente positivo” e assegura que “o processo decorreu sem perturbações”.

A quantidade de canais disponíveis em TDT também suscita dúvidas. Em Portugal, ao contrário de outros países, há apenas quatro canais. E por que razão a Televisão Digital Terrestre só fornece quatro canais?

Página: 1 2

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

27 de junho, nasce Helen Keller, a mulher que viu para além da cegueira

Helen Adams Keller nasceu no Alabama, a 27 de junho de 1880. Foi escritora e…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Um terço dos portugueses sofre de alergias

Estima-se que um terço dos portugueses sofram de alergias. Desde a rinite, à sinusite, à…

há % dias