Categorias: Mundo

Sueca de 15 anos foi ‘salva’ do Estado Islâmico. Pela segunda vez

Uma adolescente sueca foi resgatada do Estado Islâmico, no Iraque, depois de ter regressado ao ISIS após um primeiro resgate, em outubro, quando estava grávida. Agora, Marilyn Stefanie Nevalainen lamenta a “vida muito difícil” que levou em Mosul.

Num período de quase dois anos, a vida de Marilyn Stefanie Nevalainen deu várias voltas.

Ainda em maio de 2014, a adolescente sueca foi desafiada pelo namorado, Moqtar Mohammed Ahmed (de 19 anos), a viajar para a Síria para se juntarem ao Estado Islâmico. Sem saber o que era o ISIS, ou Daesh, aceitou.

À boleia e por linhas regionais de comboio e autocarro, até porque não tinha passaporte, Marilyn e Moqtar iludiram as autoridades de vários países (como Dinamarca, Alemanha, Hungria e Bulgária), até chegarem a Mosul, um dos bastiões do ISIS no Iraque.

“Depois disso, o Estado Islâmico levou-nos de autocarro, juntamente com outros homens e mulheres, até Mosul, no Iraque, e aí tive a minha casa”, contou a adolescente, que agora tem 15 anos, para uma televisão curda. Já regressamos a este ponto.

Em Mossul, Marilyn começou a perceber que não ia ter uma vida tão paradisíaca como lhe prometera o namorado, com o qual casara em segredo ainda em Estocolmo: “Não tínhamos nada, nem eletricidade, nem água, nada e era uma vida completamente diferente da que tinha na Suécia. Não tinha dinheiro e a vida era muito dura. Quando tive acesso a um telefone, comecei a contactar a minha mãe e a dizer-lhe que queria ir para casa”.

Perante tal apelo, os pais da menina foram procurar ajuda ao terreno. Em outubro, as forças curdas no Iraque conseguiram resgatar Marilyn, que não só estava grávida como estava na iminência de dar à luz.

Se isto ocorreu em outubro de 2015, por que motivo é que só agora a televisão curda transmitiu a entrevista? A resposta é fácil: depois de ‘salva’, Marilyn voltou a fugir, dando à luz um menino – cujo paradeiro é desconhecido – em… Mossul.

Graças aos pais, as forças curdas resgataram novamente a adolescente, que contou toda a história da “vida muito difícil” dos últimos meses na citada entrevista à Kurdistan 24.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias

30 de abril, termina a Guerra do Vietname, que durou 16 anos

A Guerra do Vietname terminou a 30 de abril de 1975. Hoje, recorda-se o mais…

há % dias

Investigadores da UC desenvolvem aerogéis compósitos para criação de novas baterias sólidas

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias