Categorias: Desporto

Sporting contra a “impunidade” quer árbitros estrangeiros e queixa-se à Justiça

O Sporting vai agir judicialmente “contra todos os responsáveis pelas arbitragens”. Contestando a “falta de bom senso” e a “impunidade” no setor, os leões queixam-se também à FIFA e à UEFA e admitem requisitar árbitros estrangeiros.

O Sporting mantém a ‘cruzada’ contra “a atual situação da arbitragem em Portugal”. Anunciando a apresentação de queixas “junto da UEFA e da FIFA”, os leões admitem, em comunicado, que ponderam avançar judicialmente “contra todos os responsáveis pelas arbitragens”.

“Serão intentadas, nos termos da Lei, todas as acções admissíveis exigindo as compensações devidas a todos os organismos com responsabilidades nas situações verificadas, seja por intervenção direta em matéria de arbitragem, seja por omissões de tutela”, salienta o comunicado.

Indemnizações

Nessas ações, o Sporting vai exigir uma indemnização compensatória pelo não apuramento para as competições europeias e pela “retirada de, pelo menos, sete pontos” na Liga 2013/2014.

Assim, os leões vão proceder “litigiosamente, em sede própria, contra todos os responsáveis pelas arbitragens que conduziram no ano passado a que o Sporting ficasse fora das competições europeias e que este ano são responsáveis pela retirada de, pelo menos, sete pontos no campeonato nacional, o que associado à atribuição indevida de pontos aos adversários do Sporting justifica a atual posição do clube na tabela classificativa”.

Curiosamente, o recurso à Justiça civil é apresentado na mesma nota informativa onde é referida a apresentação de queixas junto da FIFA e da UEFA, os dois organismos que gerem o futebol mundial e que, em regra, se opõem aos recursos judiciais por parte dos agentes da modalidade.

“A Sporting SAD informa ainda que vai atuar junto da UEFA e da FIFA, entidades internacionais que superintendem o futebol, dando conta da atual situação da arbitragem em Portugal”, salienta o comunicado.

Árbitros estrangeiros

A “atuação litigiosa” não se ficará por aqui. “A manter-se a falta de bom senso na nomeação dos árbitros”, refere ainda o comunicado, o clube pondera “a possibilidade de, nestes casos, solicitar uma intervenção no sentido de a arbitragem passar a ser feita por árbitros estrangeiros”.

A nota informativa hoje emitida pelo Sporting apenas reforça as declarações recentes de Bruno de Carvalho. Ainda esta semana, mais propriamente na segunda-feira, o presidente dos leões afirmou que é altura de dizer “basta”.

“Há um sentimento que nos assola a todos, que é o de impunidade. Vamos assistindo e verificando que, cada vez mais, as coisas não são claras, as regras não são transparentes, e o Sporting, a nível de campeonato, já se viu defraudado em sete pontos, que, por coincidência, dariam o primeiro lugar ao nosso clube”, justificou Bruno de Carvalho.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias