Categorias: Nas Notícias

Sócrates vê “tragédia” de Passos aproveitada pela “deslealdade” de Portas

Ex-primeiro-ministro José Sócrates acusou o Governo de transportar Portugal para uma “tragédia”. No comentário semanal que assina na RTP1, Sócrates aponta o dedo a Paulo Portas, pela sua “deslealdade”, em nome de um “oportunismo” político. As mais recentes medidas de austeridade que o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho anunciou ao país deixarão o país na rota da “depressão”, sem que se vislumbre qualquer benefício.

No seu comentário semanal na RTP1, neste domingo, Sócrates voltou a criticar duramente as políticas austeras de Passos Coelho e Vítor Gaspar. “Não há outro país que sugira um pacote de austeridade como o português”, adiantou o ex-primeiro-ministro.

Por outro lado, lembra o ex-secretário-geral do PS, este novo pacote de medidas de austeridade é a imagem do “falhanço das políticas do Governo”. José Sócrates lembra que outros países já rejeitaram o plano das políticas recessivas e teme que Portugal fique isolado nesse quadro, de uma Europa que vai inverter as suas lógicas.

Sócrates referia-se às notícias recentes que dão conta de uma mudança de políticas em países como França, Espanha e Holanda, que já verificaram que as políticas de austeridade não são solução e colocam em causa qualquer processo de ajustamento.

Mas não foi apenas um Governo “sem liderança” que mereceu as críticas de José Sócrates, neste comentário semanal. Também o presidente do CDS-PP, Paulo Portas, foi criticado pelo ex-primeiro-ministro.

Horas antes, Portas apresentara a posição do CDS sobre este novo pacote de austeridade que o Governo vai aplicar. Há diferenças de opinião entre Passos e Portas, no que diz respeito à sobretaxa sobre os pensionistas. José Sócrates considera que há “falta de lealdade” do líder centrista, ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.

“O CDS tem de decidir se está ou não com esta política. Se está com este Governo”, afirmou Sócrates. A intervenção de Portas é, para Sócrates, “um espetáculo degradante”, que prova que o Governo está a “decompor-se”. Por outro lado, é um “notável oportunismo” do ministro centrista, que não evita uma “deslealdade” no seio da coligação.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Emprego atinge máximo histórico em Portugal apesar do aumento na taxa de desemprego

A Randstad Portugal acaba de publicar a sua análise aos resultados do Inquérito ao Emprego…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 10 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 10 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

10 de maio, começa a Bücherverbrennung, a queima de livros nazi

A Bücherverbrennung, que em português significa “queima de livros”, começou a 10 de maio de…

há % dias

Mais de metade dos portugueses não sabe qual é o valor normal de Índice de Massa Corporal

A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) está a divulgar os resultados do estudo “Os portugueses…

há % dias

9 de maio, é apresentada ‘Declaração de Schuman’, génese da União Europeia

Nove de maio é dia da Europa, que em 1950 conhece a ‘Declaração de Schuman’, documento…

há % dias