Motores

Skoda Kodiaq é a mais recente proposta para o segmento dos SUV

Já chegou ao mercado nacional o Skoda Kodiaq, o mais recente SUV do Grupo Volkswagen, ao qual não trai as suas origens, pese embora a secção dianteira seja distinta e completamente identificada com a assinatura estética das mais recentes criações da marca de Mlada Boleslav.

Apesar de em Portugal estar apenas disponível numa motorização a diesel e outra a gasolina, o novo SUV da Skoda possui um preço bastante competitivo e está dotado de um equipamento bastante completo.

Concebido sobre uma plataforma já conhecida do Golf (MQB), o Kodiak tem dimensões que lhe permitem ombrear com alguns dos rivais que poluam no segmento. São 4,697 metros, por 1,882 de largura e 1,676 de altura, para uma distância entre eixos de 2,791 metros.

O espaço interior ficou a ganhar, já que o habitáculo tem 1,793 metros bem aproveitados, nomeadamente na bagageira, que passa de 720 litros para um volume de 2065 litros com o rebatimento dos bancos traseiros. O acesso à mesma é feito através de um portão de mala elétrico acionado com um movimento de o pé.

A bordo é visível bom nível de acabamentos e também o equipamento, a começar pela novidade que é o ‘Area View’, um sistema de ajuda ao estacionamento que utiliza câmara ‘surround’ e lentes grande angular na traseira e na dianteira, permitindo visualizar imagens a 180 graus.

Já o ‘Tow Assist’ foi pensado para quem usa reboque e assume a direção em manobras de marcha-atrás, enquanto o ‘Manoeuvre Assist’ deteta obstáculos na traseira acionado uma travagem automática sempre que se verificar a possibilidade de colisão.

O ‘Front Assist’ inclui de série o sistema de travagem de emergência em cidade, ao mesmo tempo que a proteção dos peões Predictive é um opcional, enquanto que o Adaptative Cruise Control mantém uma velocidade selecionada e a distância entre o veículo e o que circula à frente deste.

Está também incluído dos sistema de prevenção à transposição da linha de berma Lane Assist, bem como Blind Sport Detect e Rear Traffic Alert, que ajudam o condutor a permanecer na faixa de rodagem e a efetuar uma mudança de faixa de forma mais segura.

A conectividade não foi esquecida no SUV da Skoda, que está dotado de acesso à plataforma Smart Link, e integração com o Appel CarPlay, Android Auto, MirrorLinj TM e SmartGate. O infotainment tem três opções à escolha, sendo que de série o Kodiaq vem equipado com o ‘Swing’, que inclui um ecrã de 6,5 polegadas, ligação Bluetooth e SmartLink.

Em termos mecânicos o SUV checo chega com dois motores de 150 cv. O primeiro é o gasolina 1.4 TSi e o segundo é o 2.0TDi. Ambos com tecnologia Stop-Start e sistema de recuperação de energia de travagem. No primeiro os consumos rondam os 6 litros aos 100 km, enquanto no segundo ficam-se pelos 5 litros. A transmissão disponível para já é a caixa automática de dupla embraiagem DSG.

Os preços do Skoda Kodiaq iniciam-se nos 35.230 euros, sendo que nas motorizações a gasolina apenas está disponível a tração dianteira. Os níveis de equipamento são dois – Ambition e Style.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação
Etiquetas: KodiaqSkoda

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 21 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 21 de…

há % dias

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias