Categorias: Nas Notícias

Seguro e o PS entre a “cisão” de Soares, “honestidade” de Alegre e o “suicídio político” de Galamba

O que deve e vai fazer o PS de António José Seguro para responder à “salvação nacional” pedida por Cavaco? Mário Soares insiste no risco de “cisão”, Alegre confia na “honestidade” do secretário-geral e João Galamba não acredita no “suicídio político” de Seguro ‘encomendado’ por Belém.

António José Seguro é, no atual momento, a figura política mais importante do país. Depois do Presidente da República ter apelado aos partidos que assinaram o memorando da troika para chegarem a um “compromisso de salvação nacional”, o PS aceitou dialogar com PSD e CDS enquanto vota a favor, no Parlamento, de uma moção de censura para derrubar o Governo formado por PSD e CDS.

Dentro do próprio PS, não falta quem queira aconselhar o líder. Os apoios e críticas tanto chegam de figuras históricas do partido como de atuais dirigentes. A única unanimidade é a convicção de que António José Seguro tem de defender a matriz socialista do partido.

Um dos primeiros a orientar o secretário-geral já ocupou esse mesmo cargo: Mário Soares. O fundador do PS e antigo Presidente da República não tem dúvidas de que Seguro vai rejeitar qualquer compromisso. “Tenho a certeza que não vai haver acordo entre o PS e a direita do Governo, porque isso ia criar uma cisão no PS e só iria beneficiar o PCP”, explicou o ex-líder socialista.

Citado pelo Público, Mário Soares revelou ter conhecimento de várias figuras do partido que vão avançar para a desfiliação caso Seguro aceite algum acordo com PSD e CDS. “Saem do partido”, reforçou, para insistir que “não pode haver acordo nenhum”.

O antigo Presidente tornou público um resumo das conversas que o próprio Soares teve com Seguro e com Manuel Alegre, alegadamente realizada na semana passada. No encontro, o secretário-geral terá afiançado que “não cederia nos princípios e valores do PS”, insistindo será impossível haver um compromisso sem eleições legislativas antecipadas, a renegociação do resgate e a adoção de políticas de estímulo à economia.

“Homem de caráter”

“Acho que o Seguro é um homem de caráter e vai cumprir aquilo com que se comprometeu com Manuel Alegre e comigo e, portanto, não vai fazer acordo nenhum”, revelou Mário Soares, que em tempos chegou a enfrentar o mesmo Manuel Alegre na corrida para Belém, numas eleições ganhas por Cavaco Silva.

Ontem, fora Manuel Alegre a admitir, citado pelo I, que tinha “a palavra do secretário-geral” de que não haveria “nenhuma cedência” nas negociações com PSD e CDS, manifestando-se crente “na palavra e na honestidade” do secretário-geral.

João Galamba também não acredita num compromisso, mas por outro motivo: a exigência de Cavaco Silva é uma tentativa de ‘assassinato político’ de António José Seguro, que tem insistido na realização de eleições antecipadas. “É impossível” haver um acordo “porque, para ser bem-sucedido, implicava o suicídio político de um deles”, Cavaco ou Seguro.

“Acho que o suicídio político que o Presidente da República tem em mente é o suicídio político do líder do Partido Socialista, porque qualquer acordo implicaria que o Partido Socialista renunciasse ao que tem dito nos últimos anos”, argumentou o deputado socialista, num almoço em que estavam presentes os também deputados Miguel Frasquilho (PSD) e Nuno Magalhães (CDS).

A dureza desta opinião motivou mesmo a intervenção do líder parlamentar do PS, Carlos Zorrinho, que elogiou “a grande tendência” de Seguro “para estar ao lado dos portugueses e de Portugal”, esvaziando a tese de Galamba ao garantir não ter “nenhuma ideia que o líder do PS tenha qualquer tendência suicida”.

“Este acordo é, para já, uma incerteza”, frisou Zorrinho, em vésperas de liderar o voto favorável do PS à moção de censura que hoje sobe ao Parlamento: “é um processo de diálogo. Não sabemos o que é que determinará esse processo de diálogo, mas reforça a centralidade do Partido Socialista no processo político português”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias