Nas Notícias

Secretário-executivo da CPLP presente na posse do novo Presidente do Brasil

O futuro secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Francisco Ribeiro Telles, vai participar na cerimónia de posse do próximo Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, a 01 de janeiro, disse à Lusa fonte do gabinete do diplomata português.

“Houve um convite ao secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa para estar presente na cerimónia de tomada de posse do Presidente do Brasil e o secretário-executivo vai participar na cerimónia”, adiantou a mesma fonte da embaixada de Portugal em Roma, onde Ribeiro Telles está colocado.

A cerimónia de posse de Francisco Ribeiro Telles como secretário-executivo da CPLP decorrerá no próximo dia 15, mas o responsável só assumirá o cargo a partir de 01 de janeiro, dia em que estará em Brasília, naquele que deverá ser o primeiro ato público em que participa nas novas funções.

Ribeiro Telles sucede à são-tomense Maria do Carmo Silveira, cujo mandato de dois anos termina a 31 de dezembro, e foi eleito na XII cimeira da CPLP, que decorreu na ilha do Sal, Cabo Verde, em julho passado.

No final de novembro, o chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou que, em princípio, irá à posse de Jair Bolsonaro como Presidente do Brasil, no dia 01 de janeiro, em Brasília.

“Estou esperando o convite, porque eu, em princípio, vou à posse, no dia 01 [de janeiro]”, afirmou o Presidente da República, adiantando: “Eu vou mais cedo, no dia 30 [de dezembro]”.

No dia 29 de outubro, um dia após a eleição de Jair Bolsonaro, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que Portugal e o Brasil “têm de se dar bem” e disse esperar “um trabalho em conjunto a nível de chefes de Estado” durante o mandato do novo Presidente brasileiro.

O candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro, de 63 anos, capitão do Exército brasileiro na reforma, filiado no Partido Social Liberal (PSL), foi eleito o 38.º Presidente da República Federativa do Brasil, com 55,1 por cento dos votos, na segunda volta das eleições presidenciais brasileiras, no dia 28 de outubro.

O seu adversário, Fernando Haddad, candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), obteve 44,9 por cento dos votos, e a abstenção registada foi de 21,3 por cento, num universo de cerca de 147,3 milhões de eleitores inscritos, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral do Brasil.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias

Alterações climáticas podem tornar-se na principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

26 de abril, dia de recordar as vítimas de Chernobyl

A 26 de abril de 1986, na Ucrânia (então parte da União Soviética), dá-se o pior…

há % dias

UC coordena projeto europeu direcionado para agricultura digital

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a coordenar um…

há % dias

24 de abril, os gregos entram em Troia escondidos no mítico Cavalo

O dia 24 de abril marca a entrada dos gregos em Troia: os troianos julgam…

há % dias