Nas Notícias

Ryanair chega a acordo com tripulantes em Itália para Contrato Coletivo de Trabalho

A transportadora aérea Ryanair anunciou hoje ter chegado a acordo para o Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) em Itália com três sindicatos de tripulantes de cabine, o FIT CISL, ANPAC e ANPAV.

Em comunicado, a companhia aérea de baixo custo referiu que o acordo para o CCT “cobrirá todos os tripulantes de cabina da Ryanair com base em Itália a partir de 01 de outubro de 2018”.

Segundo a empresa, o contrato será válido por três anos, vai estar “sob a lei e tribunais italianos” e “permitir aos tripulantes de cabina em Itália transitar para contratos locais durante um período de tempo acordado, com acesso imediato a benefícios locais tais como licença de parentalidade”.

Ainda segundo a Ryanair, o documento permitirá o “aumento de salários através de uma alteração à estrutura salarial”, garante aos tripulantes “mais benefícios livres de impostos” e introduz um “esquema de pensões italiano como parte do pacote de benefícios”.

Citado em comunicado, o diretor de recursos humanos da companhia irlandesa, Eddie Wilson, afirmou que o documento irá “gerar melhorias salariais significativas, bem como outro tipo de benefícios”.

“Damos assim seguimento a outros acordos com tripulantes de cabina que assinámos, recentemente, na Irlanda com a FORSA e no Reino Unido com a UNITE”, acrescentou o mesmo responsável.

Este documento é visto pela Ryanair como um “sinal adicional do progresso significativo” de acordos com os trabalhadores e sindicatos, o que “vem uma vez mais desacreditar as acusações feitas por sindicatos mais pequenos não envolvidos nestas negociações e que vêm ameaçando com greves, que não chegarão a ocorrer ou terão um impacto residual”.

“Voltámos a convidar os sindicatos dos nossos tripulantes na Alemanha, Espanha e Portugal para uma reunião para que possamos negociar e chegar a um acordo de CCT semelhante aos já existentes noutros mercados”, lê-se no comunicado da empresa.

Para sexta-feira está marcada uma greve europeia de 24 horas de tripulantes de cabine com bases em Portugal, Espanha, Itália, Bélgica e Holanda, aos quais já se juntaram os pilotos da Holanda, associados do VNV.

Os trabalhadores têm reivindicado a aplicação das leis laborais nacionais, e não a irlandesa.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: ItáliaRyanair

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 7 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 7 de…

há % dias

Células estaminais promissoras no tratamento do Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) é uma doença autoimune em que o sistema imune ataca…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

7 de maio, a Alemanha nazi rende-se na II Guerra Mundial

Sete de maio de 1945 assinala o princípio do fim da II Guerra Mundial, com a…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Asma, uma doença que merece todo o nosso respeito!

Artigo de opinião da Dra. Cláudia Ferrão – Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da…

há % dias