Nas Notícias

Rosa Mota recebe título ‘Honoris Causa’ da Universidade do Porto

A maratonista Rosa Mota, campeã olímpica em atletismo em 1988 em Seul (Coreia do Sul), vai receber o título de Doutora Honoris Causa da Universidade do Porto pelo “notabilíssimo percurso de vida”, anunciou hoje aquela instituição de ensino superior.

“Proposta pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) e com parecer favorável unânime pelo Senado da Universidade, a concessão do título de Doutora Honoris Causa é justificada pelo “notabilíssimo percurso de vida” de Rosa Mota”, lê-se no comunicado da Universidade do Porto (UP) divulgado hoje, acrescentando que em “breve” anunciará a data de entrega do título.

O reitor da UP, Sebastião Feyo de Azevedo, evoca na sua fundamentação para a distinção com o ‘Honoris Causa’ a Rosa Mota “o extraordinário papel de embaixadora de Portugal, e especialmente das gentes do Norte, no mundo”, para além da sua “disponibilidade e apoio às iniciativas da FADEUP”, designadamente como membro do Conselho de Representantes daquela faculdade desde 2014.

A maratonista do Porto é “detentora de uma extraordinária carreira desportiva, com um desempenho inigualável que a tornou uma lenda do desporto, se elevou, pela sua continuada conduta cívica exemplar, a símbolo regional, nacional e mundial”, refere o comunicado.

No momento da assinatura do despacho reitoral, a atleta Rosa Mota declarou-se “profundamente agradecida à FADEUP e à Universidade do Porto pela confiança” que foi depositada nela com a atribuição do título de ‘Doutora Honoris Causa’.

“Sinto-me honrada por ver reconhecido tudo o que fiz pelo nosso país e o que continuo ainda a fazer”, disse.

Nascida no Porto, a 29 de junho de 1958, Rosa Mota sagrou-se campeã olímpica, mundial e europeia de maratona.

Foi a primeira mulher portuguesa a conquistar uma medalha de ouro olímpica, quando venceu a prova da maratona nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988. Quatro anos antes, nas Olimpíadas de Los Angeles, conquistou a medalha de bronze também de atletismo.

Considerada uma das melhores maratonistas de sempre e uma das maiores atletas da história do desporto português, Rosa Mota já recebeu outras homenagens e distinções nacionais e internacionais, designadamente a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e a Grã-Cruz da Ordem do Mérito, mas este será o seu primeiro Doutoramento Honoris Causa.

O título de ‘Doutor Honoris Causa’ pela Universidade do Porto é atribuído a “personalidades eminentes, nacionais ou estrangeiras, que se tenham distinguido na atividade académica, profissional, cultural ou política ou que hajam contribuído, direta ou indiretamente, para o prestígio e engrandecimento de Portugal, em geral, e da Universidade do Porto, em particular”, explica a instituição de Ensino Superior.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias