Categorias: Nas Notícias

Risco de Alzheimer é menor se tomar mais café diariamente

A propósito do ‘Dia Mundial da Pessoa com Alzheimer’, comemorado hoje, alguns estudos recentes revelam que três ou mais cafés diários podem prevenir, ou retardar, a doença.

A perda progressiva de memória é o principal sintoma desta doença neurodegenerativa, afetando sobretudo pessoas com mais de 60 anos, como a cura é ainda desconhecida, a prevenção tem sido um grande foco dos cientistas. Na Europa, 1,4 milhões de cidadãos europeus desenvolvem demência, o que corresponde a um novo caso por cada 24 segundos que passam.

O envelhecimento generalizado no continente europeu, sendo este o principal fator de risco para o desenvolvimento de demência, leva os cientistas a prever a duplicação dos atuais números até 2040. Em Portugal, existem cerca de 153 mil casos de demência, dos quais 90 mil são pessoas com a doença de Alzheimer, cerca de 12 por cento da população com mais de 65 anos. À semelhança do que se passa na Europa, em Portugal o envelhecimento proporcionará a incidência crescente da doença no país.

O estudo publicado no ‘Journal of Alzheimer’s Disease’ teve uma duração de quatro anos, e foram investigadas 124 pessoas entre os 65 e 88 anos, com MCI (Mild Cognitive Impairment), a designação científica para perda de memória leve. A conclusão da investigação revela que o café reduz o risco de demência ou, pelo menos, o aparecimento é tardio. Menciona o estudo que as pessoas que desenvolvem a doença precocemente têm níveis de cafeína 51 por cento mais baixos.

Rodrigo Cunha, do Centro de Neurociências da Faculdade de Medicina de Coimbra, em declarações à rádio Renascença, explicou que “aparentemente, quem bebe mais café tem uma menor sustentabilidade de vir a desenvolver este tipo de problemas demenciais”. O especialista acrescentou ainda que “os locais no nosso cérebro onde atua a cafeína para nos dar este benefício, aparentemente, são distintos em diferentes pessoas. Portanto, a dose ideal de café terá de ser otimizada, indivíduo a indivíduo, na certeza de que há pessoas que são intolerantes ao consumo de café” referiu.

Rodrigo Cunha aborda o estudo americano explicando “a presença de níveis mais elevados de cafeína no sangue de um indivíduo (significando que consome mais café) aparentemente atrasa o desenvolvimento de uma situação pré-demencial – a que se dá o nome de défice cognitivo ligeiro – para o estabelecimento de uma doença de Alzheimer mais gravosa”. Por isso, o consumo de 3 a 4 cafés diários surge como medida preventiva, adiando a perda de capacidades cognitivas adiada, cerca de 2 a 4 anos, proporcionando melhor qualidade de vida no doente e familiares.

Para além do café, o exercício físico e da mente também ajudam a prevenir a doença neurodegenerativa. É neste sentido que Rodrigo Cunha, do Centro de Neurociências da Faculdade de Medicina de Coimbra, explica que “Uma vida ativa do ponto de vista de utilização de capacidades cognitivas; aprender, interessar-se; a motivação, a atenção por vários problemas que estão à volta”, contudo as pessoas devem estar atentas a fatores que podem contribuir para o aparecimento da demência como, por exemplo, a diabetes.

As pequenas perdas de memória podem ser um sinal, no entanto, só deve consultar o médico se houver um eventual aumento dos episódios de esquecimento. O facto de não saber onde deixou as chaves ou o carro não é necessariamente uma situação de demência mas, quando se torna frequente, pode ser um sinal de aviso.

No dia em que se assinala o ‘Dia Mundial das Pessoas com Alzheimer’ existem muitas atividades levadas a cabo pela Associação de Alzheimer Portugal, a decorrerem em todo o país. Para aqueles que se querem prevenir os especialistas aconselham a toma diária de, pelo menos, três cafés.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias

Alterações climáticas podem tornar-se na principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

26 de abril, dia de recordar as vítimas de Chernobyl

A 26 de abril de 1986, na Ucrânia (então parte da União Soviética), dá-se o pior…

há % dias

UC coordena projeto europeu direcionado para agricultura digital

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a coordenar um…

há % dias

24 de abril, os gregos entram em Troia escondidos no mítico Cavalo

O dia 24 de abril marca a entrada dos gregos em Troia: os troianos julgam…

há % dias