Categorias: Nas Notícias

Ricardo Salgado na primeira pessoa, em livro sobre a queda do BES

‘BES – Os Dias do Fim Revelados’, livro em que Ricardo Salgado aborda todos os episódios que conduziram à queda do BES, vai ser lançado a 3 de março, no Grémio Literário em Lisboa.

A Chiado Editora prepara-se para publicar ‘Dias do Fim’, da autoria da jornalista Alexandra Almeida Ferreira. O livro é o resultado de uma extensa conversa com Ricardo Salgado, durante o período de prisão domiciliária na sua casa em Cascais.

A sessão de lançamento do livro está agendada para 3 de março pelas 18h30 no Grémio Literário, em Lisboa.

A apresentação da obra estará a cargo do professor António de Sousa, ex-governador do Banco de Portugal e ex-presidente da Associação Portuguesa de Bancos, e da engenheira Isabel Vaz, presidente-executiva da Luz Saúde, anterior Espírito Santo Saúde.

Ricardo Salgado põe fim a mais de um ano e meio de silêncio abordando de forma frontal, em discurso directo, todos os episódios que geraram alta tensão na família e que conduziram à queda do Grupo Espírito Santo, com especial destaque para o caso BES Angola que levou a uma dura troca de acusações entre Álvaro Sobrinho e os accionistas angolanos do banco.

Em vésperas da apresentação do livro, foram divulgados alguns excertos. “A pessoa que me falou, pela primeira vez, do Dono Disto Tudo foi o Manuel Pinho. Ele contou-me ´Sabe como lhe chamam agora? Dizem que é o Dono Disto Tudo´”, revela Ricardo Salgado.

“A ministra das Finanças assistiu! Isso é uma coisa que me choca! Nas reuniões em que ela convocava os banqueiros para apoiar as empresas públicas, dentro e fora do perímetro do Estado – dívida oculta –, quando os bancos estrangeiros estavam a pedir os reembolsos das operações de crédito. E assistiu sempre, e eu fui sempre a várias reuniões, ou iam colegas como o Dr. Amílcar e o Dr. António Souto, à enorme disponibilidade que o banco sempre teve para apoiar as empresas do Estado, a área não financeira do Estado. E eram emergências porque os bancos estrangeiros estavam a exigir os reembolsos. E o Governador, na mesma altura, dizia que era melhor que existissem mais bancos estrangeiros em Portugal. Quando eram os bancos estrangeiros que estavam a tirar o tapete ao Estado.”

Ricardo Salgado fala ainda numa intenção de fazer cair o banco, por parte de quem avançou para a resolução. “Eles sabiam que o BES ia desaparecer. Eles queriam que o BES desaparecesse. Resolveram aplicar a resolução. Porque é que recusaram dois investidores a quererem o aumento de capital? Acha normal depois exigirem em 48 horas uma recapitalização que era completamente inviável?”, pergunta.

Ricardo Salgado fala ainda de amizade e das lições que a vida lhe deu. “A conclusão a que chego passados todos estes anos é que amizades à séria contam-se pelos dedos de uma ou duas mãos. Mas essas valem tudo. Às vezes somos também surpreendidos pela positiva”, realça.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias

Alterações climáticas podem tornar-se na principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

26 de abril, dia de recordar as vítimas de Chernobyl

A 26 de abril de 1986, na Ucrânia (então parte da União Soviética), dá-se o pior…

há % dias

UC coordena projeto europeu direcionado para agricultura digital

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a coordenar um…

há % dias

24 de abril, os gregos entram em Troia escondidos no mítico Cavalo

O dia 24 de abril marca a entrada dos gregos em Troia: os troianos julgam…

há % dias