Rangel quer políticos a fazer campanha “onde há menos votos”

O cabeça de lista do PSD às europeias, Paulo Rangel, defendeu hoje que os políticos também devem fazer campanha “nas terras onde há menos votos”, afirmando que o país todo perde com a desertificação do Interior.

“É muito importante que percebamos que, se os políticos em campanha se limitarem a ir aos sítios onde está a concentração de votos, é evidente que o país vai continuar neste desequilíbrio enorme, em que todos perdem”, o Interior e o Litoral, defendeu.

Paulo Rangel, que está há dois dias em campanha eleitoral por dois distritos do país atingidos pela desertificação, Viseu e Guarda, disse que a campanha do PSD ao Parlamento Europeu vai também “e aposta com a mesma intensidade e com a mesma convicção nas terras” onde há menos votos ou onde os votos “não chegam para ganhar o país”.

“Faz parte, porque a nossa principal mensagem é a da coesão”, disse, acrescentando que a missão dos candidatos eleitorais é também “ouvir, dar voz e visibilidade” às preocupações reais de regiões do país “discriminadas, de risco demográfico, com baixa natalidade, migrações de gente jovem e falta de mão de obra”.

O cabeça de lista social-democrata falava no final de um almoço em Celorico da Beira com dezena e meia de empresários e produtores agrícolas e agropecuários, que apresentaram os principais problemas que atravessam.

“Devo dizer que levo daqui um banho, uma imersão num mundo daquelas que são as preocupações reais das pessoas e que não tem o objetivo político, foi uma discussão muito centrada nas preocupações das pessoas e das empresas”, disse.

Produtores de queijo da Serra da Estrela, exportadores de ovos biológicos, produtores de frutos secos e azeite convergiram que o principal problema da região é a falta de população, sugerindo também “apoios” ao emparcelamento e, no caso dos exportadores, mais rapidez na abertura de novos mercados internacionais.

“Os políticos falam contra a desertificação mas depois não fazem nada para combatê-la”, disse um dos convidados. Para além da “falta de pessoas”, que “fogem todas para o litoral”, a região, zona de minifúndio, tem a propriedade “cada vez mais dividida” por causa “das heranças”.

“Sem pessoas morre tudo, nada tem continuidade, este é o grande desafio dos senhores políticos, trazer pessoas para o interior”, resumiu um dos agricultores presentes.

Antes, ao final da manhã do quinto dia de campanha, Paulo Rangel foi conhecer a Queijaria Artesanal Casa Agrícola dos Arrais, em Celorico da Beira, um negócio familiar de produção de queijo da Serra da Estrela certificado que emprega mais duas funcionárias.

A queijaria é uma parte do negócio da família, com João Silva, de 67 anos, a manter um rebanho de cerca de 200 ovelhas da raça autóctone bordaleira, que Paulo Rangel foi convidado a visitar no pasto.

Depois de mais um momento para captar as imagens do candidato a observar as ovelhas e a conversar com o dono da queijaria, os animais acabaram por ficar assustados e saltaram o muro, correndo pelo caminho abaixo.

“Não estão habituados a jornalistas”, gracejou o dono do rebanho.

João Silva levou os candidatos e comitiva para visitar a zona de produção e Célia Silva, filha, engenheira zootécnica, explicou as dificuldades do negócio: “Levanto-me às seis, vou recolher o leite, tanto posso acabar às oito, como as nove, depois há o resto”, disse, apontando para os recipientes onde o leite é guardado para depois iniciar o processo artesanal da produção de queijo.

A queijaria, que tem procura mas também meses de “paragem”, segundo afirmou, consegue manter alguma rentabilidade, disse. Contudo, os donos dos rebanhos das ovelhas `bordaleiras´ da Serra não conseguiriam viver do negócio se não recebessem “os subsídios” da União Europeia, sublinhou.

O distrito da Guarda elegerá menos um deputado nas próximas legislativas, por ter perdido população (de quatro para três mandatos).

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 10 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 10 de…

há % dias

Emprego atinge máximo histórico em Portugal apesar do aumento na taxa de desemprego

A Randstad Portugal acaba de publicar a sua análise aos resultados do Inquérito ao Emprego…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

10 de maio, começa a Bücherverbrennung, a queima de livros nazi

A Bücherverbrennung, que em português significa “queima de livros”, começou a 10 de maio de…

há % dias

Mais de metade dos portugueses não sabe qual é o valor normal de Índice de Massa Corporal

A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) está a divulgar os resultados do estudo “Os portugueses…

há % dias

9 de maio, é apresentada ‘Declaração de Schuman’, génese da União Europeia

Nove de maio é dia da Europa, que em 1950 conhece a ‘Declaração de Schuman’, documento…

há % dias