Categorias: Nas Notícias

Quer emagrecer? Trema de frio. É mais eficaz do que fazer exercício

Um investigador australiano demonstrou que os tremores de frio são mais eficazes, para quem quer emagrecer, do que a prática de exercício físico. Em causa está a forma como as gorduras são convertidas em energia.

Na base do trabalho de Paul Lee, do Instituto Garvan de Pesquisa Médica, esteve a análise dos dois tipos de gordura: a ‘branca’, responsável pela acumulação de energia, e a ‘castanha’, dedicada à queima da energia.

Primeiro, este endocrinologista concluiu que 50 gramas de gordura são suficientes para acumular (na ‘branca’) mais de 300 quilocalorias de energia e queimar (na ‘castanha’) até 300 quilocalorias por dia.

A descoberta seguinte é que promete ter mais impacto, sobretudo para quem quer emagrecer.

De acordo com o trabalho, cujo resumo foi agora publicado na revista Cell Metabolism, as gorduras trabalham entre si e com os músculos para nos proteger do frio.

A equipa de Lee identificou que, com a exposição ao frio e o exercício físico, há uma subida dos níveis das hormonas irisin (produzidas pelos músculos) e FGF21 (pela gordura ‘castanha’).

Só que os aumentos das irisin com 10 a 15 minutos de tremores de frio equivale ao que é registado com uma hora de exercício físico moderado, ou seja, tremer de frio é seis vezes mais eficaz para queimar gorduras do que os exercícios.

O endocrinologista explicou que a gordura ‘castanha’, mais visível no pescoço dos recém-nascidos, não desaparece completamente durante a infância, como era suposto. Todos os adultos possuem um pouco e quem mais tem são os mais magros.

“Transformar a gordura ‘branca’ na ‘castanha’ pode proteger os animais contra a diabetes, a obesidade e gordura no fígado. Os níveis de glicose são mais baixos em humanos com mais gordura ‘castanha’”, reforçou o investigador.

“Quando estamos com frio, ativamos primeiro a nossa gordura ‘castanha’ porque ao queimar energia ela liberta calor para nos proteger. Quando essa energia é insuficiente, o músculo contrai mecanicamente, ou arrepia-se, gerando assim calor. No entanto, não sabíamos como músculo e gordura se comunicavam neste processo”, salientou Paul Lee.

O cientista deixou ainda um aviso: ‘rapar frio’ não é solução para emagrecer rapidamente. “É importante que, se quisermos nos expor ao frio, que seja uma exposição ao frio suave”, frisou.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias

Pilates na Ortopedia

Joana Bento Rodrigues - Ortopedista /Membro da Direção da SPOT A modalidade de Pilates foi…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias

30 de abril, termina a Guerra do Vietname, que durou 16 anos

A Guerra do Vietname terminou a 30 de abril de 1975. Hoje, recorda-se o mais…

há % dias