Categorias: Nas Notícias

Quer deixar de fumar? Não use os cigarros eletrónicos

Os cigarros electrónicos não são alternativa aos tradicionais. A ideia de trocar de cigarros para deixar de fumar “podia ser muito boa, mas tem falhado redondamente”, como explica Fernando Barata, presidente do Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão.

Se quer deixar de fumar, esqueça os cigarros eletrónicos. Trocar dos cigarros tradicionais por este é uma ideia que “tem falhado redondamente”, como adianta o presidente do Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão, Fernando Barata.

“A ideia inicial de ir do cigarro tradicional para o eletrónico para deixar de fumar não tem acontecido na prática nos nossos doentes. Essa ideia, que inicialmente podia ser muito boa, tem falhado redondamente”, afirmou o pneumologista Fernando Barata, citado pela Lusa, no primeiro dia do Congresso Português do Cancro do Pulmão.

Os métodos tradicionais de cessação tabágica continuam a ser os mais aconselháveis, até porque quem muda para os cigarros eletrónicos aguenta “um ou dois meses” até voltar ao tabaco.

O especialista salientou que os cigarros eletrónicos, para além de “não serem uma alternativa para deixar de fumar”, podem ser um estímulo para uma iniciação ao tabagismo.

“Mesmo em grupos mais jovens que começam a fumar cigarro eletrónico, o que vemos é depois uma passagem rápida para o cigarro tradicional”, salientou Fernando Barata.

As consultas de cessação tabágica e até a medicação continuam a ser “muito mais” eficazes para quem quer deixar de fumar, insistiu o presidente do Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão.

As opiniões dos especialistas complementam as indicações que a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem vindo a dar ao longo do ano.

Ainda em agosto, a OMS recomendava a proibição da venda de cigarros eletrónicos a menores de idade e a grávidas, uma vez que o consumo acarreta “ameaças graves” para os adolescentes e fetos.

Mas os cigarros eletrónicos não são ainda a grande preocupação dos especialistas reunidos no Congresso Português do Cancro do Pulmão: o tema mais preocupante é a incidência do tabaco no cancro do pulmão.

As estimativas que vão ser analisadas durante o evento mostram que, no cancro do pulmão, o fumo do tabaco é responsável por 90 por cento da mortalidade nos homens e 80 por cento nas mulheres.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 7 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 7 de…

há % dias

Células estaminais promissoras no tratamento do Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) é uma doença autoimune em que o sistema imune ataca…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

7 de maio, a Alemanha nazi rende-se na II Guerra Mundial

Sete de maio de 1945 assinala o princípio do fim da II Guerra Mundial, com a…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Asma, uma doença que merece todo o nosso respeito!

Artigo de opinião da Dra. Cláudia Ferrão – Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da…

há % dias