Categorias: Nas NotíciasPaís

PSD questiona Governo sobre reflorestação do Pinhal de Leiria

A deputada do PSD eleita pelo círculo de Leiria Margarida Balseiro Lopes questionou o Governo sobre o ponto da situação da reflorestação do Pinhal de Leiria, foi hoje anunciado.

Na pergunta enviada ao Parlamento, Margarida Balseiro Lopes recordou que “ainda nem três meses tinham passado” desde a “tragédia” do incêndio que devastou o Pinhal de Leiria, em outubro de 2017, “quando, em janeiro de 2018, o primeiro-ministro se deslocou à Marinha Grande para afirmar a urgência de “plantar já este pinhal”, aproveitando a “oportunidade de, ao fazer, fazer diferente e melhor”.

Segundo a deputada e líder da JSD, António Costa anunciou “logo para julho desse ano um projeto de reflorestação e a iniciação dos cortes prioritários de árvores nos seis meses seguintes, e que dentro de um ano e meio, ou seja, julho de 2019, todo o processo estaria concluído”.

“Passou-se julho, passou-se agosto, passou-se setembro e só em outubro de 2018 o Governo apresentou finalmente o seu projeto de reflorestação do Pinhal de Leiria. Nessa data, apenas 2.171 dos 9.476 hectares ardidos tinham sido alienados, sendo que, segundo o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), representava uma receita para o Estado de 11,6 milhões de euros”, acrescentou a deputada na pergunta enviada à Lusa.

Margarida Balseiro Lopes afirmou que não entende a “razão do processo de alienação do material ardido ter demorado tanto”.

“Dizia em outubro o secretário de Estado das Florestas, Miguel Freitas, que este processo não poderia ser de forma diferente, e que a madeira tem sido colocada no mercado ao ritmo a que este absorve. Não obstante, o Governo esquece-se da carta que o movimento cívico ‘O Pinhal é Nosso’ dirigiu aos deputados em setembro passado, alertando para a possibilidade de se estar a comprometer a regeneração natural de parte do pinhal, visto que à medida que as árvores tombam acabam por partir aquelas que nascem, retardando o processo de regeneração”, alertou ainda.

Além disso, há um perigo da “desvalorização da madeira, resultante do risco de deterioração e do seu apodrecimento”.

Recordando que as últimas notícias relativas à reflorestação, em novembro de 2018, diziam respeito à “preparação do terreno para a plantação de pinheiro-manso e pinheiro-bravo numa área de 460 hectares”, a deputada social-democrata refere que “desde então, nada mais se soube”.

“Em que estado se encontra a reflorestação do Pinhal de Leiria, para quando está planeado o seu término e qual a despesa associada ao projeto de reflorestação” foram as perguntas feitas por Margarida Balseiro Lopes.

No documento, a social-democrata recordou ainda que, entre os dias 16 e 17 de outubro de 2017, diversos incêndios atingiram 36 concelhos da região Centro, provocando 49 mortos e cerca de 70 feridos, tendo destruído total ou parcialmente perto de 1.500 casas e cerca de meio milhar de empresas.

“O Pinhal de Leiria, uma das grandes heranças e do património natural do nosso país, mandado plantar pelo rei D. Afonso III no século XIII e aumentado substancialmente pelo rei D. Dinis I, teve 86 por cento da sua área completamente incendiada, não tendo restado praticamente nada do mesmo.”

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 21 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 21 de…

há % dias

22 de maio, nasce Hergé, o ‘pai’ de Tintin, nazi e defensor de ideais racistas

Escritor, artista, e desenhador de banda desenhada, Hergé ficou célebre pela personagem que criou, mas…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias