Nas Notícias

Produção renovável abasteceu 52 por cento do consumo em 2018

A produção renovável abasteceu 52 por cento do consumo nacional em 2018, repartida pela eólica e hidroelétrica (cada uma com 23 por cento), biomassa (5 por cento) e fotovoltaica (1,5 por cento), de acordo com os dados da REN – Redes Energéticas Nacionais, hoje divulgados.

Por sua vez, a produção não renovável abasteceu os restantes 48 por cento, repartida pelo gás natural (27 por cento) e pelo carvão (21 por cento).

“O saldo de trocas com o estrangeiro foi exportador, pelo terceiro ano consecutivo, equivalendo a cerca de 5 por cento do consumo nacional”, revelou, em comunicado, a REN.

Em 2018, o consumo de energia elétrica totalizou 50,9 Terawatts-hora (TWh), mais 2,5 por cento face ao período homólogo, enquanto o índice de produtibilidade hidroelétrica anual fixou-se em 1,05 (média histórica igual a um) e o de produtibilidade eólica se situou em um, “em linha com o regime médio”.

Já o consumo de gás natural totalizou 64,9 TWh, com uma variação anual de menos 6,8 por cento, “o segundo consumo anual mais elevado de sempre”, ultrapassado apenas pelo de 2017.

“No segmento do mercado elétrico, que representou 32 por cento do consumo total, registou-se uma contração de cerca de 25 por cento, parcialmente compensada por um crescimento de 4,8 por cento no segmento convencional”, lê-se no documento.

Porém, em dezembro de 2018, o consumo de eletricidade registou uma contração de 2,4 por cento, em comparação com igual período do ano anterior, “resultado das temperaturas acima da média registadas este mês”.

No mês de referência, o índice de produtibilidade hidroelétrica situou-se em 0,63 (média histórica igual a um), enquanto na produção eólica o índice de produtibilidade respetivo registou 0,83 (média histórica igual a um).

Em dezembro, a produção renovável abasteceu 56 por cento do consumo nacional e a produção não renovável os restantes 44 por cento, mantendo-se o saldo de trocas com o estrangeiro “exportador”, equivalendo a 0,4 por cento do consumo nacional.

No mercado do gás natural manteve-se, no mês em causa, uma tendência de queda do consumo, “influenciada pela maior disponibilidade de energia renovável verificada em 2018, com a consequente quebra no segmento de produção de energia elétrica e gás.

Em dezembro, o consumo nacional registou uma queda de 7 por cento, apesar do crescimento de 6,9 por cento no segmento convencional, indicou a REN.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias

30 de abril, termina a Guerra do Vietname, que durou 16 anos

A Guerra do Vietname terminou a 30 de abril de 1975. Hoje, recorda-se o mais…

há % dias

Investigadores da UC desenvolvem aerogéis compósitos para criação de novas baterias sólidas

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias