Categorias: EconomiaNas Notícias

Principais bancos cobraram mais 75 ME em comissões em 2018

Os cinco principais bancos cobraram mais quase 75 milhões de euros em comissões em 2018 face a 2017, nas operações em Portugal, segundo contas feitas pela Lusa.

A Caixa Geral de Depósitos cobrou o ano passado em Portugal 383,3 milhões de euros em comissões, mais 2,3 por cento do que em 2017, quando foram 374,5 milhões de euros.

O aumento da cobrança de comissões pelo banco público, um dos objetivos definidos no plano estratégico acordado com a Comissão Europeia como contrapartida da recapitalização pública, tem provocado muita polémica nos últimos dois anos.

Já o BCP cobrou comissões totais de 475,2 milhões de euros, mais 4,3 por cento do que os 455,5 milhões de euros de 2017.

O Santander Totta cobrou 372,4 milhões de euros em comissões líquidas este ano, 12,5 por cento acima de 331,1 milhões em 2017, e o BPI teve comissões líquidas em Portugal de 277,8 milhões de euros, mais 5,6 por cento do que os 263 milhões de 2017.

Por fim, o Novo Banco, que apresentou contas na sexta-feira, desceu na cobrança de comissões líquidas (no banco recorrente, sem contar com o legado do BES), passando de 319,2 milhões de euros em 2017 para 309,2 milhões de euros em 2018 (-3,1 por cento).

No total, os cinco principais bancos cobraram o ano passado 1.818 milhões de euros em comissões, acima dos 1.743,3 milhões de euros de 2017.

As receitas de comissionamento arrecadadas em 2018 dizem respeito a dois tipos de serviços: serviços mais diretamente relacionados com a banca tradicional (abertura de processos de crédito, aberturas de conta e transferências, por exemplo) e serviços relacionados com atividade de mercados financeiros (operações em bolsa, comissões de corretagem e gestão de ativos, entre outros).

As comissões cobradas têm sido tema de debate nos últimos anos, quando os bancos alteraram preçários (passando a cobrar por operações bancárias de rotina, como comissões de manutenção de conta ou transferências de dinheiro), para compensar quedas de receitas noutras rubricas da conta de resultados.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: BancosEconomia

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias