Nas Notícias

Primeiro-ministro irlandês diz que Brexit prejudica acordo de paz

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, alertou hoje que o Brexit, processo de saída do Reino Unido da União Europeia, está a “desgastar” a relação entre os dois países e prejudica o acordo de paz de 1998.

Em declarações à RTE Radio One, o “Taoiseach” disse que “qualquer coisa que separe as duas comunidades da Irlanda do Norte (unionistas e republicanos) prejudica o acordo e qualquer coisa que separe o Reino Unido e a Irlanda prejudica esse relacionamento”.

O acordo de paz assinado em 1998 pelos partidos da Irlanda do Norte e os governos de Londres e Dublin pôs fim a três décadas de conflito naquele território britânico, lançando as bases do atual sistema de Governo autónomo de poder partilhado e regulou as relações entre as partes.

Varadkar foi entrevistado na rádio irlandesa depois que o ministro do Reino Unido para o Brexit, Dominic Raab, visitar a Irlanda do Norte, onde os partidos pediram uma solução consensual para a questão da fronteira na ilha.

A necessidade de manter uma fronteira aberta entre o norte e o sul da ilha da Irlanda, essencial para o processo de paz, está a dificultar um acordo entre o Reino Unido e a UE.

Raab disse na quarta-feira que Londres e Bruxelas chegaram a um consenso global sobre o plano de contingência para a fronteira, que seria aplicado como solução de último recurso na ausência de um acordo bilateral final, e previu que ambas as partes possam fechar as negociações no próximo dia 21 de novembro.

O ministro disse que o seu governo e a UE concordam “em princípio” com um plano de contingência que inclua uma união aduaneira entre a UE e “todo o Reino Unido”, e não apenas a Irlanda do Norte, proposta originalmente por Bruxelas e que foi descartada pelo Reino Unido.

Raab admitiu, no entanto, que ainda há questões para resolver quanto ao plano, o que deverá acontecer nas próximas semanas, para que haja um acordo até dezembro.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias