Categorias: MundoNas Notícias

Presidente timorense vai condecorar 25 veteranos, 15 a título póstumo

O Presidente da República timorense, Francisco Guterres Lu-Olo, vai condecorar na segunda-feira, no 17.º aniversário da restauração da independência de Timor-Leste, um conjunto de 25 veteranos da luta contra a ocupação indonésia, 15 a título póstumo.

Um comunicado da Presidência da República explica que os condecorados, que receberão o Colar e a Medalha da Ordem de Timor-Leste, incluem um grupo de 10 homens que dedicaram 24 anos da sua vida a combater os indonésios.

Entre eles contam-se Somotxo Matar Mimiraka, colaborador do Chefe do Estado-Maior das Falintil, o braço armado da resistência e o atual brigadeiro-general Sabika Besi Kulit, 1.º comandante de Região e secretário da Região II.

São ainda reconhecidos Lenicai, 2.º comandante de Companhia, Bere Du’u e Serasa, comandantes de Pelotão, Mau Wairia, comandante de Secção e os soldados Derak, Funu Kiak, Parli e Atchatei.

Dos quinze condecorados a título póstumo, 12 morreram durante a luta de libertação nacional e três morreram depois da independência.

São eles Kilik Wai Gae, chefe do Estado-Maior, Kaluwai, colaborador do chefe de Estado, Venâncio Ramos Amaral Ferraz, comandante da Região Haksolok, Ular Rihik, 1.º Comandante da Região IV e os adjuntos político-militares da Região III Solep Solep e Bi-doli-mau.

A lista inclui ainda o comissário político Mausir, Lorsan, adjunto Político-Militar da Região III, Lekas, 1.º comandante da 6.ª Companhia, Região Haksolok, Mer Sabala, Primeiro Comandante da 5.ª Companhia, Região Nakroman e Sama Lae, Primeiro Comandante do Destacamento Norte, Região Haksolok.

Foram ainda reconhecidos Txaibada, comandante de Companhia, Liter, comandante secção, Mahon, assistente Político-Militar e o soldado Mautino.

Em comunicado divulgado hoje, a Presidência da República explica que as condecorações, por ocasião do 17.º aniversário da restauração da independência de Timor-Leste, são uma forma de “reconhecimento e valorização do Estado a quem contribuiu na luta contra a ocupação indonésia”.

Ao contrário de outros anos, o Presidente da República não condecorou qualquer cidadão estrangeiro.

Lu-Olo deverá ter um jantar de confraternização com os veteranos da luta, incluindo os condecorados, no domingo, véspera das comemorações oficiais que decorrem no Palácio Presidencial em Díli.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: ÁsiaTimor-Leste

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias