Categorias: Nas Notícias

Presidente da Albânia considera eleições municipais de domingo “uma farsa”

O Presidente da Albânia definiu hoje as eleições municipais de domingo como uma “farsa” e apelou à realização de um novo escrutínio para solucionar a crise política do país.

O Presidente Ilir Meta tentou cancelar as eleições, ao considerar que seriam antidemocráticas sem a participação das mais importantes formações da oposição albanesa, que boicotou a votação.

No entanto, o primeiro-ministro Edi Rama e líder do Partido Socialista (PSSh, no poder), ordenou a realização das eleições no domingo para presidentes de câmara e membros dos concelhos locais, e o seu partido deverá garantir a maioria dos votos com uma margem significativa.

Em mais de metade dos 61 municípios, o PSSh apresentou-se sem rivais.

A oposição considerou que a baixa taxa de participação (21,6 por cento) demonstrou que as eleições eram inconstitucionais e ilegais.

Os resultados preliminares eram aguardados para hoje, mas a sua divulgação estava atrasada.

Na passada quinta-feira, Ilir Meta, decretou para 13 de outubro a nova data das eleições locais, aprofundando a crise institucional com o primeiro-ministro Edi Rama, que manteve a convocação do escrutínio para domingo.

Em conferência de imprensa, Meta defendeu a alteração das datas com o argumento que, desta forma, poderá ser garantida a participação de todos os partidos políticos, e ainda emitir uma mensagem positiva ao Conselho Europeu, que na reunião de 17 e 18 de outubro se deverá pronunciar sobre a abertura de negociações de adesão com a Albânia.

Ilir Meta anunciou a nova convocatória após manter reuniões individuais com os líderes dos principais partidos da oposição e um encontro com embaixadores de diversos países da União Europeia (UE).

Edi Rama, que recusou participar na reunião, considerou “nula” a decisão do Presidente e acusou-o de ter assumido a liderança da oposição interna.

Após o boicote eleitoral das principais forças da oposição – lideradas pelo Partido Democrático (PDSh, conservador) de Lulzim Basha, e que também boicotam o parlamento nacional – apenas se apresentaram no escrutínio de domingo, para além do PSSh, alguns candidatos, na maioria provenientes de novos pequenos partidos.

Com a sua iniciativa, o Presidente – casado com Monika Kryemadhi, atual líder do Movimento socialista para a integração (LSI, na oposição) – acentuou a crise institucional que se iniciou com a sua decisão de anular a data das eleições locais.

Desde há mais de quatro meses que a oposição organiza protestos de rua para exigir a demissão de Rama, acusado de corrupção e manipulação dos resultados das legislativas de 2017, e exige um governo de transição até novo escrutínio.

Há cerca de duas semanas, o parlamento iniciou longo procedimento para a destituição do Presidente, por ter alegadamente violado a Constituição com as tentativas de cancelar as próximas eleições municipais. Um processo que se prevê difícil, por requerer a aprovação do Tribunal constitucional, há meses inoperacional devido à falta de juízes.

As esperanças de Tirana sobre uma decisão iminente relacionada com o processo de adesão desvaneceram-se quando o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, admitiu em meados de junho que não seriam tomadas no imediato decisões concretas sobre os processos de adesão da Albânia e da Macedónia do Norte devido à oposição de diversos Estados-membros, que não designou.

Rama e o seu PSSh consideram que os protestos de rua e a decisão do Presidente são um estratagema que tem por objetivo retirar o poder ao primeiro-ministro e impedir a reforma judicial, um dos principais requisitos para que a Albânia possa abrir negociações com Bruxelas.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: home

Artigos relacionados

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias