Portugueses gastaram mais na Black Friday este ano e compraram mais online

O valor médio gasto por cada cartão bancário na ‘Black Friday’ deste ano foi de 80,1 euros, dois euros acima do ano passado (78,0 euros) e houve mais compras ‘online’, segundo dados divulgados hoje pela SIBS.

Os dados da empresa que gere a rede multibanco mostram que as compras ‘online’ no dia da ‘Black Friday’ este ano (29 de novembro) representaram 10,4 por cento do total de compras, acima dos 8,6 por cento registados na ‘Black Friday’ de 2018.

A mesma fonte indica que o valor das compras na ‘Black Friday’ este ano foi 1,9 vezes superior ao valor médio do mês de novembro, que a hora com mais compras foi entre as 20:00 e as 21:00, tendo-se registado o segundo com mais compras pelas 20:24 e 41 segundos.

Os dados da SIBS também mostram que a hora da compra ‘um milhão’ na ‘Black Friday’ este ano foi mais cedo do que nos dois anos anteriores, pelas 11:27, depois de em 2018 ter sido pelas 12:09 e em 2017 ter-se registado quando eram 12:32.

O ‘top’ 5 dos setores com maior número de compras na ‘Black Friday’ foi liderado pelos supermercados e hipermercados (22,9 por cento do total de compras), seguido pelos serviços de ‘catering’, restauração e similares (17,1 por cento), moda e acessórios (13,2 por cento), e em ‘ex aequo’, com 4,9 por cento das compras totais, cada um, os setores da cultura, entretenimento e equipamento e produtos petrolíferos e gasolineiras.

Os setores com maior crescimento em número de compras no dia da ‘Black Friday’ este ano face ao resto do mês de novembro foram o da perfumaria e cosmética (3,6 vezes), moda e acessórios (3,5 vezes), jogos e brinquedos (3,2 vezes), tecnologia (3,1 vezes) e material desportivo e recreativo (2,6 vezes).

Os distritos onde se verificou uma variação mais elevada do número de compras físicas na ‘Black Friday’ este ano face à média do mês de novembro foram Vila Real e Castelo Branco, e, nas regiões autónomas, as ilhas do Corvo, Flores, Angra do Heroísmo, Ponta Delgada e Funchal.

Este ano a ‘Black Friday’ ocorreu em 29 de novembro, a última sexta-feira do mês, quando em 2018 tinha sido em 23 de novembro e em 2017 em 24 de novembro.

A média do mês de novembro considerada na análise da SIBS não inclui o dia ‘Black Friday’ e a análise tem em consideração as compras efetuadas por cartões portugueses e estrangeiros, quer em lojas físicas quer ‘online’.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: Black fridayhome

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 10 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 10 de…

há % dias

Emprego atinge máximo histórico em Portugal apesar do aumento na taxa de desemprego

A Randstad Portugal acaba de publicar a sua análise aos resultados do Inquérito ao Emprego…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

10 de maio, começa a Bücherverbrennung, a queima de livros nazi

A Bücherverbrennung, que em português significa “queima de livros”, começou a 10 de maio de…

há % dias

Mais de metade dos portugueses não sabe qual é o valor normal de Índice de Massa Corporal

A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) está a divulgar os resultados do estudo “Os portugueses…

há % dias

9 de maio, é apresentada ‘Declaração de Schuman’, génese da União Europeia

Nove de maio é dia da Europa, que em 1950 conhece a ‘Declaração de Schuman’, documento…

há % dias