Categorias: Nas Notícias

Portugal vai ser autossuficiente em médicos de família em quatro anos

Portugal vai ser autossuficiente em médicos de família em quatro anos. A garantia foi dada pelo secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde, Leal da Costa, à margem da inauguração da Unidade de Cuidados Continuados de Orvalho, em Oleiros.

A falta de médicos de família tem sido um dos problemas mais constantes da saúde em Portugal, mas a situação vai ser invertida num prazo de quatro anos. Leal da Costa, secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde, deixou a garantia de que o país será autossuficiente, salientando “o esforço de colocar a trabalhar todos os médicos de medicina familiar que terminem o internato”.

A garantia do governante foi dada em resposta às preocupações do presidente da Câmara de Oleiros, José Marques, que aludiu à falta de médicos de família no concelho durante a cerimónia de inauguração da Unidade de Cuidados Continuados de Orvalho. Foi então que Leal da Costa complementou que “está também a ser aumentado o número de vagas para o internato de medicina geral e familiar”.

No prazo de quatro anos, segundo o secretário de Estado, Portugal vai deixar “de ter necessidade de importar médicos”, embora com a garantia de que a qualidade da saúde não se vai deteriorar com a aposta nos clínicos nacionais. “Não está em causa a qualidade nem a capacidade de trabalho desses médicos”, reforçou: “queremos criar condições para termos médicos portugueses a trabalhar no nosso país”.

As garantias de Leal da Costa foram dadas no dia em que a população do concelho de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, passou a contar com a Unidade de Cuidados Continuados de Orvalho, um investimento de 2,7 milhões de euros que reforça a capacidade nos cuidados de média e longa duração em 32 camas.

O equipamento, propriedade do Centro Social de Orvalho, vai permitir a prestação de cuidados a 120 idosos, nas valências de lar, centro de dia, apoio domiciliário e cuidados continuados. Segundo Leal da Costa, até ao final do ano estão previstas a disponibilização de mais seis mil camas para os cuidados continuados, acrescentando ainda que, “dentro de três anos, esse número subirá para as sete mil camas”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias

Pilates na Ortopedia

Joana Bento Rodrigues - Ortopedista /Membro da Direção da SPOT A modalidade de Pilates foi…

há % dias

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias