Categorias: Nas Notícias

Portugal sobe o salário mínimo e Comissão Europeia “vai avaliar a decisão”

A Comissão Europeia “vai avaliar a decisão” de subir “temporariamente o salário mínimo” em Portugal. Essa análise terá por base as medidas de austeridade impostas pelo terminado programa da troika e pode comprometer “o objetivo de promover o emprego e a competitividade”.

A tão desejada competitividade da economia portuguesa, que devia resultar do programa de austeridade (já terminado) imposto pela troika, pode ficar comprometida com o aumento do salário mínimo nacional (SMN).

Esse é o pensamento não oficial da Comissão Europeia, que já avisou o Governo português de que “vai avaliar a decisão” de subir, ainda que “temporariamente”, o SMN de 485 para 505 euros.

“A Comissão vai avaliar a decisão de Portugal, de aumentar temporariamente o salário mínimo, do ponto de vista do emprego e das finanças públicas, quando todos os detalhes forem disponibilizados”, revelou um comunicado assinado por Simon O`Connor, o porta-voz do comissário dos Assuntos Económicos.

Nas entrelinhas fica o recado: a subida do SMN é tão reduzida para os trabalhadores que não terá reflexos num aumento do consumo interno, mas pode ser excessiva para as empresas o que irá agravar o combate ao desemprego.

Na linguagem de Bruxelas, “um princípio orientador para os desenvolvimentos salariais é que os mesmos devem ser consistentes com o objetivo da promoção do emprego e da competitividade”, frisou Simon O`Connor, lembrando que o fator “consistente” já fora “recomendado pelo Conselho Europeu a Portugal no mês de julho”.

A subida do SMN, aprovada em concertação social, será analisada pela Comissão Europeia quando os técnicos da troika regressarem a Portugal, na segunda quinzena de outubro, para a primeira avaliação de vigilância após o fim do Programa de Assistência Económica e Financeira, também conhecido por “resgate” e “ajustamento”.

Em resumo, o aumento do SMN é visto por Bruxelas como um sinal contrário aos mercados, depois de três anos de austeridade, e corre o risco de ser visto como medida eleitoralista, dado que estão agendadas eleições legislativas em 2015.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias