Categorias: Economia

Portugal executa quase 43 por cento da dotação total do QREN

Portugal, no que diz respeito à absorção de fundos do QREN [Fundo Social Europeu (FSE), Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e Fundo de Coesão (FC)], está entre os países com maior dotação o que tem melhor desempenho, tendo executado 42,9 por cento, a título de pagamentos intermédios, do programado para o período 2007-13.

Dos nove estados-membros com dotação orçamental, Portugal apresenta a melhor percentagem de execução dos fundos orçamentais, ultrapassando a Alemanha que apresenta apenas 39,8 por cento, de acordo com os dados fornecidos pelo observatório do QREN, baseados em dados da Direção-Geral do Orçamento da Comissão Europeia. O mesmo observatório indica ainda que, entre julho e agosto deste ano, Portugal recebeu mais 807 milhões de euros, reembolsos após os investimentos concretizados e validados. Assim, dos 21,4 mil milhões de dotação total do QREN, Portugal totaliza uma execução de 42,9 por cento.

O presidente do Observatório do QREN, Paulo Areosa Feio, em declarações à Lusa explica que “Portugal já concretizou em projetos, com fatura paga e validada quase metade”, adiantando que a execução efetiva começou em 2009, e que o prazo limite de concretização não é 2013 mas sim 2015. Paulo Areosa Feio acrescentou que ainda nos restam 3 anos “e que na fase final o ritmo acelera”, por isso, não se antevê nenhum risco de não concretização.

O total de reembolsos de pedidos de pagamentos efetuados pela Comissão Europeia (CE) ao conjunto dos Estados-membros ronda os 108,496 milhões, dos quais 9,178 milhões se destinam a Portugal, cerca de 8,5 por cento do total. Dos 9,178 milhões portugueses, 3,803 milhões são de Fundo Social Europeu (FSE), e 5,374 milhões de Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e Fundo de Coesão”.

Desta forma, Portugal ocupa o primeiro lugar na dotação de FSE executada, 55,6 por cento, muito acima da média europeia de 35,8 por cento, tendo ainda subido uma posição no FEDER e FC, registando uma execução de 36,9 por cento, superando a Espanha (33,9 por cento), situando-se assim na quarta posição.

A título de pagamentos intermédios, Portugal ocupa os lugares cimeiros entre os países com maiores volumes de transferências totais da Comissão Europeia.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 7 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 7 de…

há % dias

Células estaminais promissoras no tratamento do Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) é uma doença autoimune em que o sistema imune ataca…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

7 de maio, a Alemanha nazi rende-se na II Guerra Mundial

Sete de maio de 1945 assinala o princípio do fim da II Guerra Mundial, com a…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Asma, uma doença que merece todo o nosso respeito!

Artigo de opinião da Dra. Cláudia Ferrão – Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da…

há % dias