Categorias: MundoNas Notícias

PM de Israel encurta visita ao Brasil e não estará na tomada de posse de Bolsonaro

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, encurtou a visita oficial que vai realizar ao Brasil e não estará na tomada de posse do novo Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, revelou hoje o jornal O Globo.

Netanyahu tinha confirmado no final de novembro a presença na cerimónia de posse de Jair Bolsonaro, agendada para 01 de janeiro, mas, segundo o jornal brasileiro, decidiu não prolongar a estada no Brasil, que inicia na sexta-feira, além de domingo (30 de dezembro), depois de a coligação que formou o Governo de Israel ter dissolvido o parlamento e convocado eleições legislativas para 09 de abril de 2019.

A agenda da visita oficial do primeiro-ministro de Israel consagra um almoço com Bolsonaro na sexta-feira, no Forte de Copacabana, no sul de Rio de Janeiro.

Em 01 de novembro, Bolsonaro anunciou, na rede social Twitter, planos para transferir a embaixada do Brasil de Telavive para Jerusalém, à semelhança dos Estados Unidos, o que mereceu críticas por parte das nações árabes.

Pouco tempo depois da mensagem de Bolsonaro, Benjamin Netanyahu manifestou a intenção de estar na tomada de posse do novo Presidente do Brasil.

Durante a campanha eleitoral e nas primeiras semanas como Presidente eleito, Bolsonaro expressou em reiteradas ocasiões o seu desejo de estreitar os laços com Israel.

Na terça-feira, o presidente eleito do Brasil anunciou que o seu futuro ministro da Ciência visitará Israel para estabelecer um projeto de cooperação na área da dessalinização de água, para beneficiar a agricultura da região nordestina brasileira.

O anúncio da viagem do futuro ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, foi feito através de uma mensagem na rede social Twitter, na qual afirmou que as negociações para esse projeto de cooperação entre os dois países estão “muito bem encaminhadas”.

De acordo com Bolsonaro, já em janeiro serão construídas as primeiras instalações piloto para “retirar água salobra de poço, dessalinizar, armazenar e distribuir para agricultura familiar”.

“Também estudamos, junto ao embaixador de Israel e empresa especializada, testar tecnologia que produz água a partir da humidade do ar em escolas e hospitais da região. Poderemos, inclusive, negociar a instalação de fábrica no Nordeste para venda desses equipamentos no nosso mercado”, lê-se na mensagem.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 21 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 21 de…

há % dias

22 de maio, nasce Hergé, o ‘pai’ de Tintin, nazi e defensor de ideais racistas

Escritor, artista, e desenhador de banda desenhada, Hergé ficou célebre pela personagem que criou, mas…

há % dias

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias