Categorias: Nas Notícias

PJ trava ‘engenheiro’ por burlas no setor imobiliário, a vender casas que não eram suas

Foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) nesta segunda-feira um falso engenheiro que se fazia passar por gestor imobiliário. O homem, suspeito burlas qualificadas, vendia e arrendava imóveis que não eram seus e desaparecia com o dinheiro, depois de consumado o ‘negócio’. Os crimes eram praticados desde 2007, há 12 lesados (pelo menos) e valores que rondam as “dezenas de milhares de euros”.

A Diretoria do Norte da Polícia Judiciária (PJ) divulgou um comunicado onde anuncia a detenção de um homem suspeito de diversos crimes de burla qualificada, no ramo imobiliário.

O suspeito, que se fazia passar por engenheiro, praticava este tipo de crimes desde 2007, de acordo com a nota da PJ. Estão identificados 12 lesados, vítimas de uma burla que atinge as “dezenas de milhares de euros”.

O homem, de 38 anos de idade, vestia a pele de engenheiro, título que não obteve em nenhuma faculdade. Para realizar a burla, criava empresas “fictícias”, segundo nota da PJ, “com moradas diferentes”, para poder fazer a angariação dos imóveis que pretendia arrendar ou vender.

Esses imóveis não lhe pertenciam, pelo que, “à revelia dos seus proprietários”, o falso engenheiro recebia “elevados montantes” por negócios que concretizava, desde vendas de casas ou arrendamentos, cobrando os “primeiros meses dos respetivos contratos”, de acordo com a PJ.

Quando os burlados percebiam que o tinham sido, já o falso engenheiro desaparecera, com o dinheiro em sua posse. As vítimas ficavam sem o dinheiro e tinham contratos sem qualquer validade jurídica.

Entretanto, o homem foi detido pela PJ e foi presente a juiz, para interrogatório judicial que determinou a medida de coação mais gravosa: prisão preventiva.

Falta contabilizar o total do valor que este conjunto de burlas envolveu, algo que não caberá à PJ fazer. Estima-se apenas que o homem se tenha apropriado indevidamente de dezenas de milhares de euros. Há ainda suspeitas de que outras vítimas tenham caído no conto do vigário.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias