Nas Notícias

Pinheiro Bombeiro está de volta e ganha âmbito nacional

A startup Rnters lança hoje a 2.ª edição de #PinheiroBombeiro, a iniciativa que permite alugar pinheiros verdadeiros no Natal e, assim, ajudar os bombeiros portugueses. Em 2018, a iniciativa estende-se a todo o País, havendo pontos de recolha em Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Faro. A par disso, quem quiser ter uma árvore de Natal verdadeira pode, ainda, optar pela entrega ao domicílio do seu #PinheiroBombeiro.

Para ter um #PinheiroBombeiro basta aceder ao site oficial da iniciativa e alugá-lo por 17,5 euros ou 25 euros, dependendo do montante que se desejar doar à causa.

Além do caráter solidário das doações, há ainda uma vertente sustentável e ambiental, uma vez que os pinheiros devolvidos depois das festividades são reaproveitados e transformados em biomassa, um recurso renovável de geração de energia.

Depois do sucesso da edição de 2017 – que aconteceu apenas na cidade de Lisboa, no Hub Criativo do Beato –, este ano a iniciativa junta um segundo ponto de devolução na capital: o Vodafone Power Lab, em Entrecampos, incubadora de startups da Vodafone Portugal que apoia a Rnters desde a sua formação.

A par dos pinheiros, cujo corte é obrigatório para limpeza de terrenos, este ano também vai ser possível alugar enfeites de Natal.

Trata-se de um conjunto de formas natalícias, tais como pinheiros, renas, estrelas, bolas, corações e flocos de neve, produzidas em madeira sustentável ou cortiça. Estes enfeites podem ser diretamente aplicados na árvore ou coloridos e personalizados em cada casa.

No ano passado, foram alugados perto de 1500 pinheiros, angariando-se mais de 17 mil euros. O valor serviu para equipar os todos os bombeiros do distrito de Leiria com máscaras de combate aos incêndios.

A iniciativa, que contribui ainda para a limpeza de terrenos de forma a prevenir incêndios, que reutiliza recursos naturais e que promove a solidariedade nacional, é promovida pela Rnters, uma startup que desenvolveu uma plataforma online de aluguer e rentabilização de qualquer artigo.

Criada por três amigos – Guilherme Guerra, responsável pela estratégia e relação com o Cliente; Francisco Bento, responsável pelo produto e análise de dados; e João Loff, engenheiro de software –, a Rnters faz parte do Vodafone Power Lab, e foi uma das startups finalistas da edição do ano passado da competição de empreendedorismo promovida pela Vodafone e pela Ericsson, o Big Smart Cities.

Veja o vídeo.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias