Categorias: Nas Notícias

Paulo Macedo reconhece a necessidade de adotar medidas “extremamente duras e difíceis”

Paulo Macedo, ministro da Saúde, lamentou que o Governo seja obrigado a tomar medidas “extremamente duras e difíceis para as famílias”, mas explicou que são “necessárias” enquanto os portugueses gastarem “acima do que podem contribuir”.

Paulo Macedo não contornou as medidas de austeridade reveladas, sexta-feira, pelo primeiro-ministro. Marcando presença no XXIII Congresso da Associação Latina para a Análise dos Sistemas de saúde, o ministro da Saúde acabou por comentar o tema que marca a atualidade: “enquanto gastarmos acima do que os portugueses podem contribuir com os seus impostos são necessárias”.

São medidas “extremamente duras e difíceis para as famílias”, reconheceu Paulo Macedo, mas “necessárias” para que o rumo governativo venha a dar resultados, nomeadamente com um “efeito positivo no abrandamento do desemprego e na competitividade das empresas”. Caso contrário, não haveria justificação “para medidas tão duras”.

Duras estão a ser também as negociações com os sindicatos médicos, com o ministro a admitir que ainda há arestas a limar, sobretudo quanto ao tópico dos aumentos salariais.

Quanto ao peso da Saúde no défice público, Paulo Macedo sublinhou que na área hospitalar houve uma redução de um por cento, que poderá atingir os 17 por cento se for concretizado um acordo com a indústria farmacêutica para a redução do preço dos medicamentos.

Como ministro da Saúde, Paulo Macedo foi confrontado com a hipótese do aumento da austeridade ter reflexos, mais ou menos diretos, na saúde dos portugueses. Na resposta, o governante salientou que “a recessão também faz mal à saúde”.

No XXIII Congresso da Associação Latina para a Análise dos Sistemas de saúde, subordinado ao tema “O medicamento nos sistemas de saúde”, participaram os anteriores ministros Luís Felipe Pereira (PSD) e Ana Jorge (PS), que evocaram as medidas que tomaram na área do medicamento quando exerceram funções governativas.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias