Categorias: Nas Notícias

Passos avança com 12 dias de indemnização por cada ano de trabalho em diferentes regimes

Passos Coelho, primeiro-ministro, revela que o Governo vai mudar as regras de indemnização, com 12 dias por cada ano de trabalho, em caso de despedimento. “Nós tínhamos no memorando de entendimento com a troika o compromisso de fixar as indemnizações por despedimento entre 8 a 12 dias”, salienta o chefe de Governo.

A indemnização a pagar aos trabalhadores, em caso de despedimento, será encurtada para 12 dias por cada ano de trabalho, segundo proposta do Governo revelada pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

Em declarações prestadas aos jornalistas, à margem de uma reunião de trabalho do Conselho Nacional para a Economia Social, Pedro Passos Coelho salientou que esta decisão surge após um ano de trabalho, sendo que o Governo fixou estas indemnizações por despedimento no prazo máximo que o memorando previa.

“O memorando de entendimento com a troika tinha o compromisso de fixar as indemnizações por despedimento num prazo de oito a 12 dias. E confirmo que no último exame regular coma troika o Governo assumiu o compromisso de legislar no sentido de que essas compensações viessem a ser fixadas em 12 dias por ano”, afirmou o primeiro-ministro.

O Governo irá agora propor este regime de indemnização, sendo que as novas regras devem entrar em vigor já no ano de 2013. Por esclarecer ficaram os direitos dos trabalhadores com contratos de trabalho que perduram há mais tempo. O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, terá a seu cargo a missão de explicar com detalhe este novo regime de indemnizações.

No entanto, o primeiro-ministro explicou que haverá diferentes regimes, “para os novos contratos”, para “todos os contratos até à data de 2011, mas que respeitam ao período de transição que ficou acordado com os parceiros sociais” e ainda um terceiro regime “para o qual todos deverão convergir a partir da data em que o diploma entrar em vigor”.

Estas explicações foram dadas à saída da reunião de trabalho do Conselho Nacional para a Economia Social, que decorreu nesta quarta-feira, em Lisboa, na sede do Ministério da Solidariedade e Segurança Social.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias