Categorias: Nas Notícias

Passageiros nos aeroportos portugueses subiram 7,2% para 27,4 milhões no 1.º semestre

Os aeroportos portugueses registaram um aumento de 7,2 por cento no número de passageiros no primeiro semestre deste ano, atingindo um total de 27,4 milhões, de acordo com a Vinci, dona da gestora ANA – Aeroportos de Portugal.

No segundo trimestre, o número de passageiros que passou pelas infraestruturas aeroportuárias foi de 16,4 milhões, um aumento de 7,8 por cento face ao período homólogo, avançou o grupo.

Nos 12 meses até ao final do semestre o aumento homólogo foi de 6 por cento, para 57,1 milhões de passageiros.

O aeroporto de Lisboa registou 14,6 milhões de passageiros no semestre, uma subida de 6,6 por cento, sendo que no segundo trimestre a infraestrutura atingiu os 8,3 milhões de passageiros, mais 8,5 por cento.

No caso do Porto, a subida foi de 9,9 por cento, registando os 6,1 milhões de passageiros no semestre, enquanto no trimestre o aumento foi de 10,3 por cento, para 3,5 milhões de passageiros.

Já o aeroporto do Faro contabilizou um crescimento de 6,8 por cento para 3,9 milhões de passageiros nos primeiros seis meses deste ano e de 5 por cento para 2,9 milhões de pessoas no segundo trimestre.

Pela Madeira passaram no semestre 1,6 milhões de passageiros, mais 2,1 por cento do que no período homólogo e 899 mil passageiros no segundo trimestre, uma subida de 0,3 por cento.

O movimento nos Açores também cresceu, em 8,3 por cento nos primeiros seis meses do ano (mais de um milhão de passageiros) e 9,2 por cento no segundo trimestre (684 mil).

Globalmente, o grupo salientou que “durante o segundo trimestre de 2019, o número de passageiros na rede Vinci Airports aumentou 7,3 por cento em comparação com o segundo trimestre de 2018, com um total de 66,2 milhões de passageiros movimentados em 46 aeroportos da rede”.

No primeiro semestre de 2019, o tráfego cresceu 6,7 por cento, de acordo com a empresa.

No mesmo comunicado, a Vinci destacou que “em Portugal, por exemplo, onde o número de passageiros aumentou 7,8 por cento no segundo trimestre nos 10 aeroportos da rede, a Qatar Airways abriu a primeira ligação direta entre Lisboa e Doha em junho, enquanto a TAP Air Portugal passou a voar para Washington DC”.

Na mesma nota, Nicolas Notebaert, presidente da Vinci Airports e presidente executivo da Vinci Concessions, comentou que “o desenvolvimento de novas rotas é essencial para o projeto de criação de valor da Vinci Airports, que adotou uma abordagem proativa nas parcerias com as companhias aéreas”.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: Aeroportos

Artigos relacionados

Mover-se (bem) pela saúde do aparelho locomotor

Enveredar pela jornada de perda de peso, quando o objetivo é combater quadros de excesso…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 14 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 14 de…

há % dias

15 de maio, nasce Humberto Delgado, o ‘General sem Medo’

Hoje é dia de recordar Humberto Delgado, militar português da Força Aérea, um dos grandes…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

14 de maio, morrem Frank Sinatra e B.B. King

A morte do eterno Frank Sinatra é assinalada hoje, data em que, em 1998, parte…

há % dias

Estudo sugere que bactérias sobrevivem em meio hospitalar através da degradação de plásticos

Um estudo liderado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) sugere…

há % dias