Nas Notícias

Partido de centro direita vence eleições no Quebeque com maioria absoluta

A Coalition Avenir Québec foi o partido mais votado nas eleições provinciais do Quebeque no Canadá, realizadas na segunda-feira, com 37.48 por cento dos votos, conquistando a maioria absoluta.

O partido de centro direita conseguiu eleger 74 deputados com 37.48 por cento dos votos (1.489.120), enquanto que os liberais, terão 32 deputados com 24.76 por cento (984.775 votos), quando estavam contadas 20.838 de 20.944 mesas de voto.

Esta é a primeira vez desde 1966 que um partido de direita consegue vencer as eleições provinciais.

O ‘Parti Québécois’ perdeu o estatuto de partido oficial, ao eleger apenas nove mandatos com 17.07 por cento (679.641 votos ). Ao contrário, o ´Québec Solidaire’ chegou aos 10 deputados, com 16.07 por cento (639.192 votos).

Para ter o estatuto de partido oficial, um partido tem de eleger o mínimo de 12 deputados, ou ter 20 por cento do voto popular.

François Legault, de 61 anos, co-fundador da campanhia aérea Air Transat e empresário, é o novo primeiro-ministro do Quebeque.

Legault fundou o partido de centro-direita em 2011 após desvincular-se do partido separatista ‘Parti Québécois’ (esquerda), há seis anos, dizendo que o lugar do Quebeque é no Canadá.

Durante a campanha eleitoral Legault sugeriu reduzir o nível de imigração para 20 por cento, prometendo ainda que os imigrantes teriam que passar num teste de valores e de francês após três anos de residência na província, senão seriam expulsos.

Prometeu ainda reduzir os impostos, aumentar os subsídios para as creches, para voltar a uma taxa única de oito dólares canadianos (cinco euros).

François Legault concorda com a manutenção da taxa sobre o carbono e prometeu alterar a idade mínima para os 21 anos para o consumo de cannabis.

Dos candidatos lusodescendentes só Carlos Leitão, que era o ministro das Finanças do Governo Liberal, conseguiu ser eleito, ao vencer no seu distrito eleitoral de Robert-Baldwin com 73.85 por cento (22.426 votos).

Antes destas eleições os Liberais tinham 68 mandatos, o Parti Québécois 28, a Coalition Avenir Québec 21, o Québec Solidaire três, e cinco deputados tinham o estatuto de independentes.

O Quebeque é a segunda maior província canadiana e segue assim os passos do Ontário que em junho, após 15 anos de governo liberal (centro), passou para a direita do governo Progressivo Conservador.

No Quebeque os Liberais estavam no poder desde 2003, com a excepção de 19 meses de um governo minoritário do Parti Québécois (2012-2014).

Votaram nas eleições do Quebeque desta segunda-feira 3.864.145 eleitores quando estavam recenseados 6.169.772.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: Canadá

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 21 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 21 de…

há % dias

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias